Indique a afirmação correta sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Escolha uma: A. É intrincada a estruturação de suas cenas, que surpreendem o público com o inesperado de cada situação. B. A ênfase desta sátira recai sobre as personagens populares, as mais ridicularizadas e as mais severamente punidas. C. A sátira é aqui demolidora e indiscriminada, não fazendo referência a qualquer exemplo de valor positivo. D. É complexa a crítica aos costumes da época, já que o autor é o primeiro a relativizar a distinção entre o Bem e o Mal. E. O moralismo vicentino localiza os vícios não nas instituições, mas nos indivíduos que as fazem viciosas.
Respostas
Olá,
Analisando a obra "O Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, temos como correta a afirmação E, pois traduz a intencionalidade do autor mediante a obra.
A Alternativa A encontra-se incorreta, pois não há uma surpresa por parte do público mediante o fato de não ocorrer o intricamento das situações, haja vista que o autor desempenhou a obra de modo a ser facilmente compreendida e assimilada à realidade.
A Alternativa B está incorreta, pois a ênfase da narrativa trata-se em punir as personagens aos quais, devidos os altos cargos e status sociais que possuem, não são comumente punidas pela vida.
A Alternativa C está incorreta, pois no julgamento encontra-se a elevação de atitudes e morais que representam bons posicionamentos e caráter, representado pelos indivíduos que ganham galardão na barca rumo ao céu, não apenas impondo os aspectos negativos.
Ao fim, temos a Alternativa D como incorreta, pois o autor não aplica nenhuma relativização entre bem ou mal, prezando por frisar morais, éticas e condutas que indicam bons comportamentos e atitudes.
Bons estudos!
Resposta:
a correta é a letra E
Explicação: