2) Nos países subdesenvolvidos existem duas formas básicas de agricultura. Indique quais são essas formas.
Respostas
Em países subdesenvolvidos, como a África e na América Latina existe a prevalência de um sistema agrícola em que produz para o mercado externo, a produção é feita para abastecer principalmente o mercado externo e para o mercado interno fica apenas o excedente, o que sobra, ou seja, o resto. Isso torna o processo bem mais lucrativo, e com consequências ruins, como a falta de alimento à população ( provocando subnutrição e muita fome ) e, quando há alimento, tornam-se mais caros pelo fato de ser importado.
Nesses países não houve uma reforma agrária, que consiste em uma redistribuição mais justa das terras. Devido à ausência de uma reforma agrária, a agricultura é marcada pela presença de grandes monopólios ( latifúndios ).
A agricultura mais utilizada é o Plantation, que é um tipo de sistema agrícola ( uma plantação ) baseado em uma monocultura de exportação mediante a utilização de latifúndios e mão-de-obra escrava.
Pelo fato de não haver verba suficiente, nesses países, produtores praticam uma agricultura extensiva, ou seja, não utilizam solo de maneira conservativa, empobrecendo-o com o tempo ( isso fez que com seja necessário abandona-lo e queimar mais mata para uma nova plantação extensiva que logo será abandonada de novo , infértil ), não realizam separação de sementes boas de ruins ( piorando a qualidade, em consequência o preço de custo ) , não utilizam fertilizantes ( diminuindo a produção ), quando usam maquinaria, tem pouca tecnologia.
Espero ter ajudado!