Respostas
Etnocentrismo é a tendência de um determinado grupo a valorizar sua própria cultura como ideal, desvalorizando a cultura de outros grupos. O que é uma barreira para uma convivência harmoniosa e democrática entre as pessoas.
E ainda hoje, acontece essas manifestações discriminatórias. A maioria de nós provavelmente já presenciou ou foi vítima de manifestações de preconceito, racismo, machismo ou intolerância. E, muitas vezes, essas situações nos passam despercebidos.
Bons estudos...
Olá, Boa Tarde!
Claro que sim.
É notório que quando julgamos ou desvalorizamos hábitos, modos, costumes, valores culturais de outros indivíduos, aprimorando e utilizando SOMENTE o que acreditamos como o ÚNICO a ser seguido, estamos de fato, agindo de maneira etnocêntrica.
O preconceito contra religiões, o racismo, a xenofobia e os demais tipos de preconceitos, tais como, o machismo, a homofobia e outros. Intensificam a ideia de que o etnocentrismo ainda se faz presente na sociedade atual.
Tanto que, um exemplo a ser mencionado é o caso do estado brasileiro nordestino, que por sua vez, são feitos comentários maledicentes pelo jeito ou a forma de agirem, enfatizando suas manias e condições sociais.
Vale ressaltar, outro exemplo de tamanha importância discutir, a comunidade LGBT que apresenta uma forte indignação cometidas por um grupo social totalmente homofóbico, que insulta e difere a comunidade pelo simples fato de terem uma orientação sexual e identidade de gênero diferente.
Muitas vezes, essas situações nos passam despercebidos e é por isso que devemos estar atentos e procurar entender as culturas e etnias de outras aglomerações, sem desrespeitar as mesmas. E a exigirmos uma sociedade mais aberta às diferenças.
( espero ter ajudado ) Bjs.