Respostas
O Crescimento vegetativo é a taxa que, juntamente ao índice migratório, irá determinar o índice final do crescimento demográfico num determinado território. Como é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, o crescimento vegetativo não é capaz de mensurar o crescimento absoluto de uma nação, pois desconsidera os fatores migratórios que influenciam no aumento ou na diminuição efetivos de uma população.
Contudo, em função do elevado número de nascimentos e mortes que ocorrem a todo o momento pelo planeta, o crescimento vegetativo torna-se o índice mais significativo em termos de estratégias demográficas em níveis locais e globais.
Por conseguinte, a taxa de crescimento vegetativo será positiva quando o número de nascimentos for superior ao número de mortes ou negativo se o número de mortes for superior ao de nascimentos. Não obstante, os índices de mortalidade e natalidade são considerados na proporção de uma pessoa a cada mil por um ano.
Portanto, se a taxa de natalidade é de 5% ao ano, significa que nascem 5 pessoas para cada 1000 habitantes. Por sua vez, se o índice de mortalidade é de 2%, significa que, a cada 1000 habitantes, 2 morrem anualmente. Sem espanto, da diferença entre estas duas taxas (natalidade e mortalidade), teremos a taxa de crescimento vegetativo.
O crescimento vegetativo é considerado alto quando atinge índices maiores que 4%, moderada, se estiver entre 1% e 2%, e baixa quando atinge 1% ou menos, podendo chegar aos índices negativos de crescimento.