A desidratação é caracterizada pela perda de grandes quantidades de líquidos corporais. Se considerarmos, hipoteticamente, que nestes líquidos corporais há perda apenas de água, o líquido extra-celular se caracterizará como hipertônico em relação ao líquido intra-celular. Um indivíduo adulto foi recebido em um hospital, apresentando um grave quadro de desidratação. O médico que o atendeu pediu-lhe um exame de sangue (hemograma), no qual a forma das hemácias pôde ser avaliada.
Assinale a alternativa, que melhor explica o resultado desta análise de sangue.
Respostas
Olá!!!
ALTERNATIVAS.
a) Hemácias aumentadas pela entrada de
água através da osmose.
b) Hemácias diminuídas e murchas pela
entrada de água através da difusão facilitada.
c) Hemácias diminuídas e murchas pela perda
de água através da osmose.
d) Hemácias aumentadas pela perda de água
através da osmose.
RESOLUÇÃO:
ALTERNATIVA CORRETA LETRA C.
Se considerarmos, hipoteticamente, que o líquido extracelular encontra-se hipertônico, ou seja, uma solução ou líquido mais concentrado em relação ao meio intracelular. Portanto, isso irá carretar em um processo de osmose, que é a passagem de água de um meio menos concentrado (hipotônico) para um meio mais concentra (hipertônico) com a finalidade de igualar as concentrações em ambos os líquidos extra e intracelular.
Então, se o meio extracelular encontra-se mais hipertônico a água das hemácias tende a sair por osmose do seu meio intracelular e com isso a hemácia irá “muchar” tornando-se diminuídas levando a desidratação.
Espero ter ajudado!!!