• Matéria: Filosofia
  • Autor: Marynaide
  • Perguntado 7 anos atrás

Cézanne foi um Mestre e descobriu o que?

Respostas

respondido por: agaluma
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Paul Cézanne, em 1861Nascimento19 de janeiro de 1839
 Aix-en-ProvenceMorte22 de outubro de 1906 (67 anos)
 Aix-en-ProvenceNacionalidadeFrancêsOcupaçãopintorMovimentoestéticoImpressionismo. Pós-impressionismo. Arte Moderna.

Paul Cézanne (Aix-en-Provence, 19 de janeirode 1839 — Aix-en-Provence, 22 de outubro de 1906) foi um pintor pós-impressionistafrancês, cujo trabalho forneceu as bases da transição das concepções do fazer artístico do século XIX para a arte radicalmente inovadora do século XX. Cézanne pode ser considerado como a ponte entre o impressionismo do final do século XIX e o cubismo do início do século XX. A frase atribuída a Matisse e a Picasso, de que Cézanne "é o pai de todos nós", deve ser levada em conta.

Após uma fase inicial dedicada aos temas dramáticos e grandiloquentes próprios da escola romântica, Paul Cézanne criou um estilo próprio, influenciado por Delacroix. Introduziu nas suas obras distorções formais e alterações de perspectiva em benefício da composição ou para ressaltar o volume e peso dos objetos. Concebeu a cor de um modo sem precedentes, definindo diferentes volumes que foram essenciais para suas composições únicas.

Cézanne não se subordinava às leis da perspectiva e, sim, as modificava. A sua concepção da composição era arquitectônica; segundo as suas próprias palavras, o seu próprio estilo consistia em ver a naturezasegundo as suas formas fundamentais: a esfera, o cilindro e o cone. Ele chamava seu método de modulação.[1] Cézanne preocupava-se mais com a captação destas formas do que com a representação do ambiente atmosférico. Não é difícil ver nesta atitude uma reação de carácter intelectual contra o gozo puramente colorido do impressionismo.

Sobre ele, Renoir escreveu, rebatendo o crítico de arte Castagnary: Eu me enfureço ao pensar que ele [Castagnary] não entendeu que Uma Moderna Olympia, de Cézanne, era uma obra prima clássica, mais próxima de Giorgione que de Claude Monet, e que diante dele estava um pintor já fora do Impressionismo.[2]

Cézanne cultivava sobretudo a paisagem e a representação de naturezas-mortas, mas também pintou figuras humanas em grupo e retratos. Antes de começar as suas paisagens, estudava-as e analisava os seus valores plásticos, reduzindo-as depois a diferentes volumes e planos que traçava à base de pinceladas paralelas. Árvores, casas e demais elementos da paisagem subordinam-se à unidade de composição. As suas paisagens são sutilmente geométricas. Cézanne pintou, sobretudo, a sua Provençanatal (O Golfo de Marselha e as célebres versões sucessivas de O Monte de Sainte-Victoire).

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