Sabemos que o conhecimento popular, também conhecido como empírico ou vulgar, é aquele adquirido no seio de uma comunidade em que técnicas, valores e crenças são transmitidos por tradições, das gerações mais velhas às mais jovens. É o caso do sapateiro que transmite o seu oficio para o filho apenas pelo trabalho contínuo na oficina ou, ainda, da avó que ensina à neta o uso de ervas medicinais. Essa forma de conhecimento é caracterizada pelo chamado senso comum, o qual, segundo Mezzaroba e Monteiro (2006, p. as), "é um tipo de conhecimento que está ao alcance das pessoas comuns, justamente por não serem especialistas como o filósofo, o cientista ou o teólogo".

Respostas

respondido por: Danas
2
Olá!

Mezzaroba e Monteiro estão errados. Tendo em vista que o conhecimento filosófico, cientifico e teólogo também podem vir a ser passados através do senso comum, talvez não atualmente, porém é possível que esses tempos possam existir no futuro.

 

 

As atividades passadas de geração em geração são bastante importantes, e algumas são bastante especializadas, e quase ninguém atualmente consegue fazer corretamente, como as atividades de curtir couro, e conceitos administrativos.

 

Diversos conhecimentos filosóficos e teológicos são passados de geração em geração.


Perguntas similares