Respostas
São expressões muito utilizadas não só na modalidade escrita, mas também na modalidade oral.
Chamamos de locução adverbial um conjunto de duas ou mais palavras que, quando agrupadas, desempenham função de advérbio, podendo alterar o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio.
A maioria das locuções adverbiais é formada por uma preposição e um substantivo. Algumas são formadas também por adjetivos ou advérbios.
Preposição + substantivo: de novo
Preposição + adjetivo: em breve
Preposição + advérbio: por ali
Veja como essas locuções adverbiais podem aparecer nas orações:
Professora, você pode me explicar a matéria de novo? (de novo = novamente)
Em breve o filme estará em cartaz nos cinemas. (em breve = brevemente)
Acho que eles foram por ali.
Agora, veja só a classificação das locuções adverbiais:
♦ Locução adverbial de tempo: São aquelas que indicam a passagem do tempo. Exemplo: em breve, logo mais, à tarde, à noite, pela manhã, por vezes, de tempos em tempos etc.
À tarde passearemos no parque com as crianças.
♦ Locução adverbial de lugar: Indicam um lugar. Exemplos: em cima, por perto, ao lado, à direita, à esquerda, para dentro, para fora etc.
Os pais querem os filhos sempre por perto.
♦ Locução adverbial de afirmação: Ajudam a confirmar ou reforçar uma ideia. Exemplos: por certo, sem dúvida, com certeza, na verdade, de fato etc.
Com certeza ele trará vários presentes da viagem!
♦ Locução adverbial de negação: Ajudam a enfatizar a negação de uma ideia. Exemplos: de forma alguma, de modo algum, de maneira nenhuma etc.
De forma alguma tivemos a intenção de magoar você.
♦ Locução adverbial de modo: Indicam a maneira como os eventos descritos estão ocorrendo. Exemplo: às pressas, ao contrário, em silêncio, de cor, às claras, à toa, em geral etc.
O suspeito permaneceu em silêncio durante todo o interrogatório.
♦ Locução adverbial de quantidade: Indicam quantias generalizadas. Exemplos: de muito, de pouco, de todo, em excesso etc.