A passagem de plantão entre equipes de enfermagem é obrigatória por ser uma conduta prioritária e que visa dar continuidade ao trabalho de enfermagem. Porém, a Técnica de Enfermagem Maria Medianeira retirou-se da unidade de internação sem passar o seu plantão, tendo em vista que o colega que iria recebê-lo não havia chegado no horário. Essa punção fere o Código de Ética, pois abandona o paciente sem garantia da assistência. No dia seguinte a enfermeira aplica uma advertência à Técnica de Enfermagem Maria Medianeira, justificando que é um ato punitivo. Quais artigos do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem sustentam a aplicação da advertência escrita à técnica de enfermagem?
Respostas
respondido por:
20
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem o aluno deve contemplar, em seu desafio, a inclusão dos itens listados abaixo:
Capítulo I:
Princípios fundamentais da enfermagem, Art. 4º, onde o profissional da enfermagem exerce suas atividades com justiça, competência, responsabilidade e honestidade.
Capítulo II:
Das responsabilidades, Art.16, onde deve-se assegurar ao cliente uma assistência de Enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
Capítulo IV:
Dos deveres, Art. 25, onde deve garantir a continuidade da assistência de Enfermagem.
Capítulo V:
Das proibições, Art. 43, onde o profissional não deve abandonar o cliente em meio a tratamento sem garantia de continuidade da assistência.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás