Respostas
O IDH é classificado dentro de uma graduação de 0 a 1. O indicador 0 corresponde a nenhum desenvolvimento humano e o indicador 1 representa desenvolvimento humano total. Quanto mais próximo o país estiver do índice 1, mais desenvolvido ele é.
Para calcular o IDH são analisados três fatores: educação, saúde e renda nacional bruta (RNB). Os dados usados para o cálculo são coletados pelo PNUD nas bases de dados internacionais, como a Organização Internacional do Trabalho e a Organização Mundial da Saúde.
No fator educação é avaliado o tempo esperado de escolaridade e o tempo médio de estudo da população. No item de saúde é avaliada a expectativa de vida ao nascer e a expectativa de vida da população. O índice de renda nacional bruta é obtido pela análise da renda bruta do país (valor do produto interno bruto) e o poder de compra dos habitantes.
A partir da análise dos índices finais os países são classificados em faixas de desenvolvimento humano, da seguinte forma:
IDH menor que 0,550: baixo desenvolvimento humano;IDH entre 0,551 e 0,699: médio desenvolvimento humano;IDH entre 0,700 e 0,799: alto desenvolvimento humano;IDH acima de 0,800: muito alto desenvolvimento humano.