1)A definicao da promocao da saude
2)Quais as maneiras de promover a saude?
3)alguns problemas atuais que existe sobre a programa de promoção da saude?
4)A função da oms sobre a promoção da saude?
5)carta de ottawa?
Respostas
A promoção da saúde assenta em dois pilares basilares, sendo que um diz respeito aos nossos comportamentos quotidianos e o outro, às circunstâncias em que nós vivemos. Ambos possuem um grande impacto na vida e saúde, ou seja, a saúde do homem é fortemente influenciada por estes dois fatores.
A promoção da saúde pretende oferecer-nos uma visão holística, ou seja, olhar para as pessoas como um todo, de uma forma abrangente, pois ser-se saudável é muito mais do que a inexistência de doença.
Promoção da saúde - conceitoA definição da promoção de saúde conduz-nos antes de mais a um conceito muito importante que é o conceito de saúde. Para melhor percebermos o seu conceito, olhemos para a definição dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta define saúde, como “o bem-estar físico, mental e social, mais do que a mera ausência de doença…”. Esta definição vai, por isso, contra os conceitos de saúde, muitas vezes, enraizados nos indivíduos, que assumem que estar saudável é apenas não apresentar qualquer doença.
Neste sentido, a promoção de saúde deve ser encarada de uma forma ampla. Ou seja, promover a saúde é muito mais que efetuar a mera prevenção de doenças.
Resposta:
A concepção de saúde da OMS induz a novas condutas quanto à promoção de saúde e prevenção de doenças. O indivíduo é inserido numa rede de cuidados permanentes, visando maior qualidade de vida, mesmo que aconteça a doença. A vida mais saudável de manda novos hábitos, que incluem a alimentação adequada, lazer, convívio social, esportes e atividade física. Mesmo o doente crônico aprende a conviver melhor com a doença, tornando -se menos dependente da assistência médica. Devemos adquirir hábitos que ajudem na melhora do estado de saúde, vivendo muito melhor com um estilo de vida mais saudável. A busca pela qualidade de vida e hábitos mais saudáveis se estende a diferentes ambientes, como trabalho, por exemplo. Neste sentido, as cidades de vem oferecer espaços coletivos, parques, praças, centros de convivência, para que a comunidade usufrua de qualidade de vida, o que comprovadamente vem reduzindo os custos em serviços médicos e assistenciais.
Explicação: