A educação superior no Brasil foi marcada por arranjos institucionais diversos. A sua institucionalização ocorreu a partir de embates e ocasionou em uma implantação tardia da organização acadêmica através da criação das universidades. A primeira universidade no Brasil foi institucionaliza somente na década de 1920. A criação da primeira universidade foi criada através no decreto de lei nº 24.343: a universidade do Rio de Janeiro. O reitor e os diretores foram nomeados pelo presidente da república do período. A partir de então, o controle sobre as universidades federais tornou-se cada vez mais evidente. Em 1931, ocorreu uma reforma do Ensino Superior no Brasil e um dos pontos bem marcados foi a concessão de autonomia relativa às universidades, como um momento de preparação para em um futuro estas terem autonomia plena. Naquele momento, essa conquista não foi estabelecida com a justificativa de não ser possível, porém, este cenário foi postergado durante décadas e ainda continua em aberto.
DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e gestão da educação superior no Brasil: múltiplas regulações e controle. RBPAE, 2011.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No Brasil, a institucionalização da educação superior ocorreu tardiamente. As reformas ocorridas até a década de 1930 não concederam autonomia para as universidades. Apesar tanto tempo passado, o debate sobre a autonomia das universidades não entrou em vigor.
PORQUE
II. A autonomia é fundamental para as universidades para que essas possam deslocar verbas para os setores necessários e os desvios necessários para as questões pessoais. A autonomia é importante para as instituições não prestarem contas dos seus gastos.
A respeito das asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma proposição correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
I - "As reformas ocorridas até a década de 1930 não concederam autonomia para as universidades." Década de 1930 corresponde de 1931 a 1940 sendo que em 1931, ocorreu uma reforma do Ensino Superior no Brasil e um dos pontos bem marcados foi a concessão de autonomia relativa às universidades. Considerei a asserção incorreta.
II - "desvio de verba para questões pessoais, e autonomia para não prestarem contas dos seus gastos" Considerei essas asserções incorretas.
A primeira é verdadeira e a segunda falsa.
Durante a década de 1930 a reforma do ensino superior aconteceu.
O ensino superior acontece após o término da fase regular do aluno, ou seja, antes de ingressar na graduação ele é preparado brevemente em todas as áreas científicas básicas, e, no ensino médio tem um desenvolvimento voltado para provas como o vestibular por exemplo, onde a partir daí ele terá oportunidade de cursar essa nova fase.
O ensino superior foi desenvolvido para formar um profissional em algum campo científico ou acadêmico onde o mesmo poderá atuar após a conclusão de todas as fases do ensino superior, que pode ser dividido em licenciatura ou bacharelado, porém, é importante ressaltar que após a graduação existem outros campos de estudo como o Mestrado o Doutorado e até mesmo Pós Doutorado aumentando seu currículo de expressão acadêmica.
Mais do tema:
https://brainly.com.br/tarefa/17314684