Para o estabelecimento da inclusão, não é necessária somente a existência dos direitos representados em forma de leis, são necessárias modificações nas relações sociais, permitindo que as escolas se apresentem como espaços inclusivos, por meio da instituição de relações sociais alternativas, com formas inovadoras de composição do cotidiano. Assim, a educação inclusiva é o espaço onde as mudanças podem ocorrer através da inclusão de múltiplos indivíduos. A educação inclusiva se rerfere a incluir sujeitos que historicamente foram excluídos, por exemplo: negros, indígenas e pessoas com deficiência. A escola é um lugar heterogêneo no qual os indivíduos são diferentes nas suas características sociais, culturais e físicas. Assim, é necessário ultrapassar as desigualdades sociais, romper as fronteiras de um tipo de conhecimento excludente e estabelecer um modelo de educação com pretensão multicultural. A perspectiva do multiculturalismo propõe uma escola com múltiplas culturas. É neste encontro de indivíduos que possuem diferenças que nossos alunos podem apreender a conviver com as práticas do “outro”, percebendo que cor de pele, etnia e diferenças são maneiras plurais de existir no mundo, sendo todas legítimas.

Considerando o texto acima e as dimensões do multiculturalismo, avalie as afirmações abaixo.

I. Quando o tema é inclusão, este pode ser pensado a partir do multiculturalismo.
II. O multiculturalismo propõe a escola com uma cultura exclusiva.
III. Educação inclusiva e o multiculturalismo propõem uma educação com múltiplas culturas, trabalhando questões que envolvem incluir grupos historicamente excluídos.
IV. A perspectiva da educação inclusiva não representa a sociedade contemporânea. Incluir diz respeito a resolver um problema de exclusão. No Brasil, a exclusão de grupos minoritários foi resolvida há décadas.

É correto o que se afirma em:

Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
I, II e III, apenas.

Alternativa 3:
I e III, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: Danas
34


 Olá!


A alternativa 3 é a correta. 



 

A exclusão social de grupos minoritários é um problema grave em quase todo o mundo, no Brasil por exemplo, é um problema grave. Os negros, LGBT’S, asiáticos, umbandistas ou praticantes de religiões pouco convencionais e as pessoas muito pobres em geral.

 

A inclusão pode ser pensado a partir de uma ótica multiculturalista, onde as diferentes culturas serão ensinadas nas escolas, obviamente apenas para mostrar as crianças a existência de culturas diferentes.


Espero ter ajudado!

Edmundojxf: concordo, a um e a três estão corretas, pois s dois fala em cultura exclusiva e a quatro diz que a exclusão ja foi resolvida o que não é verdade
Perguntas similares