• Matéria: História
  • Autor: miguelmarinho2
  • Perguntado 8 anos atrás

As pesquisas sobre tolerância têm avançado na compreensão dos fatores individuais relacionados à sua manifestação de maior tolerância por conjuntos de indivíduos, dentre os quais destacam-se a auto-estima e o aprendizado social como características importantes para posturas mais tolerantes, enquanto cidadãos menos tolerantes manifestam percepção de ameaça real ou imaginária e insegurança psicológica. O chargista Arcadio Esquivel, da Costa Rica, representa a intolerância na charge a seguir. ​Fonte: Arcadio Esquivel, 2016. Tendo em vista tais aspectos, bem como o conteúdo exposto na mesa redonda sobre tolerância e o ambiente do saber, analise as afirmações abaixo. I. Os indivíduos que manifestam maior tolerância são pessoas com insegurança psicológica. II. A auto-estima e o aprendizado social são fatores relacionados a pessoas que demonstram a palavra em destaque na imagem acima, a tolerância. III. Os indivíduos que sentem insegurança real ou imaginária estão propensos à intolerância. IV. Negar o direito ao voto, ao discurso em público e concorrer a cargos políticos são ações ligadas a posturas intolerantes.

Respostas

respondido por: Matheusieti
133
Olá! 


As alternativas II, III e IV estão corretas.

Partindo deste ponto, notamos que os indivíduos tolerantes, tendem a ser mais seguros, diferente do exposto na primeira assertiva.


Além disso, podemos observar  que a tolerância é um fator importante nos dias de hoje, visto que as relações entre os indivíduos e grupos passaram a se tornar mais complexas, além do aumento da pluralidade dos grupos e da opinião de cada pessoa sobre um assunto. 

Por fim, pensar em tolerância é dialogar com o respeito, com a empatia e principalmente com a necessidade de respeitar o próximo protegendo a individualidade de cada um através da igualdade.

Até a próxima.
Perguntas similares