• Matéria: Sociologia
  • Autor: larajungkook
  • Perguntado 7 anos atrás

A política era uma atividade permitida na Antiguidade somente para os cidadãos que geriam os negócios da polis (cidade) como o dinheiro público, as leis, a defesa dos cidadãos diante das guerras, os serviços públicos, a gestão da economia da cidade, impostos, entre outras atividades. Para os gregos todos os homens eram livres com exceção aos escravos.

Sobre política grega na Antiguidade é correto afirmar:

Escolha uma:
a. Somente em Roma prosperou a democracia como forma de organização política.
b. Na Grécia da Antiguidade a política era exercida até pelos servos, escravos que ao chegar em Atenas adquiriam direitos políticos.
c.
Eram as condições culturais e o poder dos reis que possibilitavam à Grécia desenvolver a política da democracia como forma de governo.
d. Os romanos inventaram a política porque desenvolveram práticas de debates públicos e aprenderam a separar o poder político do chefe de família e do sacerdote ou mago.
e. Eram as condições geográficas e econômicas as principais responsáveis pela organização política na Grécia da Antiguidade com a aristocracia grega no poder corporificada nas famílias, o desenvolvimento econômico formou as cidades estado.

Respostas

respondido por: Matheusieti
9

Olá!



A alternativa B é a que melhor se aplica como correta.



Partindo deste ponto, é possível notar que no período da Grécia Antiga, cada polis tinha sua própria organização social.


Assim, algumas, como Atenas por exemplo, admitiam a escravidão e a inclusão de servos, principalmente por dívidas de guerras.


Deste modo, diferente de Atenas, Esparta, tinha poucos escravos, mas possuíam os servos estatais, pertencentes ao governo, fato que reforça a oligarquia não só de Esparta como de Atenas, que também eram donos de terras para o cultivo.



Até mais!


Perguntas similares