• Matéria: Física
  • Autor: reginasilvabh4752
  • Perguntado 8 anos atrás

Uma órbita é chamada geoestacionária quando ela é circular e acontece exatamente sobre a linha do equador, e a sua rotação acompanha exatamente a rotação da Terra. Por isso, para um observador qualquer na superfície terrestre, o satélite geoestacionário está sempre no mesmo lugar. É o caso da maioria dos satélites de comunicação para que sempre possam transmitir dados para uma mesma região. A órbita dos satélites de comunicação justifica o(a) a) fato de só ser possível observar rotações com período de 24 horas em satélites artificiais. b) ausência de sinal de satélites em alguns lugares à noite, já que um satélite acompanha um fuso horário terrestre. c) menor velocidade linear do satélite comparada à velocidade linear em um ponto da superfície terrestre. d) menor aceleração centrípeta presente no satélite devido ao seu maior raio de órbita. e) fato de não precisarmos mover as antenas parabólicas periodicamente para captar o sinal do mesmo satélite.

Respostas

respondido por: NavaTWrone
0
Vamos lá...

"ALTERNATIVA E".

Aplicação:

Tenha em mente que satélites de comunicação são colocados em órbitas geoestacionárias, pois as antenas instaladas nas casas dos clientes podem ser apontadas diretamente para o satélite, por fim, recebendo sinal.

Portanto, como o principal foco do enunciado fora a transmissão/comunicação entre os satélites, podemos afirmar que a Alternativa E, satisfaz nossa solução.


Espero ter ajudado!
Perguntas similares