Relacione a eclosão da revolução constitucionalista de 1932 com as ações de Getúlio Vargas no governo provisório.
Respostas
A Revolução Constitucionalista ocorreu nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, tendo como objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma assembleia constituinte.
Com o golpe de estado ocorrido com a Revolução de 1930, que derrubou o então presidente e impediu a posse de Júlio Prestes, os governadores estaduais foram depostos e a Constituição de 1891 foi cessada.
O movimento eclodiu pelas promessas que foram feitas durante o decorrer do golpe por Getúlio, como a convocação de uma nova assembleia constituinte, o que não ocorreu, gerando frustração. Ele governava por meio de decretos e sem respaldo da constituição ou do poder legislativo.
Resposta:
A extrema centralização do poder pelo governo federal descontentou muitos setores da sociedade brasileira, gerando a eclosão da Revolução Constitucionalista.
Explicação:
A dissolução do congresso nacional, das câmeras municipais e estaduais, a substituição dos governadores por interventores nomeados que deveriam seguir as orientações traçadas pelo poder central e entre outras mudanças que Getúlio Vargas fez durante seu governo provisório fez com que a eclosão acontecesse, em 1932