Agostinho afirma: "podemos com razão dizer que a saber quando cremos em algo com certeza e dizemos que vemos com a mente essas coisas nas quais cremos ainda que não estejam presentes aos nossos órgãos dos sentidos". Em que aspectos esse trecho se aproxima e em que aspectos se distancia do que vimos sobre o pensamento de Sócrates e Platão no Capítulo 4?
Respostas
Se aproxima do pensamento de Platão na medida em que diferencia as coisas em dois tipos - objetos físicos e objetos puramente ideais - e diferencia o conhecimento em dois - o conhecimento dos sentidos e o conhecimento obtido através do puro exercício da razão - de modo que há, em ambos pensadores, uma divisão de natureza das coisas conhecidas.
Se diferenciam, contudo, na medida em que Agostinho adota a perspectiva da fé, de modo que as coisas que os olhos não podem ver não são somente as coisas do intelecto puro, como quer Platão, mas também as ditas "verdades da fé", de modo que Agostinho, na medida em que adota o dogmatismo religioso, abandona o racionalismo filosófico e se diferencia de Platão e Sócrates.
Agostinho aproxima-se de Sócrates nesse trecho porque diminui o papel dos órgãos do sentidos como fonte do saber, conferindo primazia à mente. No entanto, distancia-se dele porque considera a crença superior à razão.