• Matéria: Administração
  • Autor: danilooliveira12
  • Perguntado 8 anos atrás

A Fairtrade Labelling Organizations (FLO) é uma organização guarda-chuva que foi criada em 1997 por 17 Associações do Comércio Justo da Europa. Hoje, a FLO conta com 20 associações na Europa, EUA, Japão, Austrália e Nova Zelândia; a do Brasil será a número 21. O conceito de Comércio Justo divulgado pela FLO, baseia-se na Certificação por um terceiro independente, chamado FLO-CERT. A FLOCert certifica toda a cadeia produtiva, desde as associações de pequenos produtores até o atacadista. Os produtos certificados podem ser reconhecidos pelo consumidor por meio do selo Fairtrade. Para que um produto apresente o selo Fairtrade é obrigatório que todos os elos da cadeia de produção estejam em conformidade com as normas internacionais de certificação do comércio justo, as quais são determinadas por especialistas em certificação internacional da FLO.

Sobre a certificação Fairtrade, que foi vista na Unidade Curricular Introdução ao Agronegócio, qual a importância da certificação para a agricultura familiar e para o agronegócio.

Respostas

respondido por: Danas
1
Olá!


A Fairtrade Labelling Organizations (FLO) é uma organização que certifica cadeias produtivas em conformidade com o que está estabelecido nesse código internacional, através do FLOR-CERT, que é um certificado de confiança de que o produto comercializado, está em conformidade com os padrões do FLO.

 

Na agricultura familiar, e no agronegócio em geral, é parcialmente importante, principalmente para este, aquele não sente tanto esse impacto. A agricultura familiar, geralmente, produz pouco, e o pouco que vende, vende sem muitos problemas, já no agronegócio, esse tipo de certificação pode ser positiva, atraindo compradores, principalmente na exportação.

 

 


Perguntas similares