• Matéria: Filosofia
  • Autor: GilianeGamer9804
  • Perguntado 8 anos atrás

Considerando as análises de Marx a respeito do capitalismo, assinale o que for correto. Para Marx, o valor de troca de uma mercadoria corresponde fielmente ao valor de uso dela, isto é, o que a mercadoria vale no mercado é determinado pela utilidade dela para o comprador. No capitalismo, o trabalho tornou-se uma mercadoria, comprada na forma de força de trabalho para ser empregada no processo produtivo. Capital é, basicamente, todos os meios de produção empregados para se fazer uma mercadoria que, quando vendida, gera lucro. A ideia de fetiche é utilizada por Marx para designar a clareza com que a mercadoria deixa transparecer nela mesma todas as relações sociais que a geraram. O capitalismo só funciona se estiver baseado na ideia de excedente, isto é, na produção, para a venda, de mais do que se necessita para sobreviver.

Respostas

respondido por: Matheusieti
13

Olá!



A última alternativa é a que melhor se aplica como correta. O capitalismo só funciona se estiver baseado na ideia de excedente, isto é, na produção, para a venda, de mais do que se necessita para sobreviver.



Partindo deste ponto, é possível notar que o capitalismo funciona como uma engrenagem para o acúmulo de bens e produtos em escala global.


Para ser mais exato, seu funcionamento só ocorre e se expande a partir da exploração entre os funcionários, que apesar de produzirem de forma excedente, ganham a menor parte em relação ao patrão, sendo essa a grande jogada que proporcionalmente aumenta a divisão das classes.



Até mais!

respondido por: veta2402
3

Resposta:

O capitalismo só funciona se estiver baseado na ideia de excedente, isto é, na produção, para a venda, de mais do que se necessita para sobreviver.

Perguntas similares