(...) Deus tinha distribuído tarefas específicas a cada homem; uns deviam orar pela salvação de todos, outros deviam lutar para proteger o povo; cabia aos membros do terceiro estado, de longe o mais numeroso, alimentar, com seu trabalho, os homens de religião e da guerra. Este padrão, que rapidamente marcou a consciência coletiva, apresentava uma forma simples e em conformidade com o plano divino e assim sancionava a desigualdade social e todas as formas de exploração econômica (...)
(Georges Duby, As três ordens ou o imaginário do feudalismo apud Patrícia Ramos Braick e Myrian Becho Mota, História:das cavernas ao Terceiro Milênio)
A partir do texto, é correto concluir que
A
a Igreja não reconhecia importância nas atividades que estivessem desligadas da religião, assim a condição de não nobre revelava um sujeito vítima do castigo divino.
B
a rigidez da estrutura da sociedade
Respostas
Você esqueceu de fornecer as alternativas completas, são elas:
a) a Igreja não reconhecia importância nas atividades que estivessem desligadas da religião, assim a condição de não nobre revelava um sujeito vítima do castigo divino.
b) a rigidez da estrutura da sociedade feudal não foi regra durante a Idade Média, pois a partir do século X, estabeleceu-se uma dinâmica sociedade de classes.
c) as posições sociais menos importantes derivavam menos da vontade divina e mais da ausência de empenho dos homens, segundo a teologia cristã medieval.
d) a sociedade feudal estruturava-se de forma rígida, de ter minada pelo nascimento e com pequenas possibilidades de movimentação entre as camadas sociais.
e) a suposta imobilidade da sociedade medieval tem fundamento nas teses teológicas de santo Agostinho, que defendiam a supremacia da razão em detrimento da fé.
A alternativa A é falsa, pois a igreja reconhecia a importância (tanto política quanto econômica) dos trabalhos campesinos, de modo que nada era realmente fora da esfera de influência da Igreja.
A alternativa B é a falsa, pois a sociedade da Idade Média era bem rígida, de modo que não havia possibilidade de ascensão social.
A alternativa C é falsa, pois tudo depende da vontade de Deus na teologia medieval, de modo que absolutamente nada depende mais da vontade dos homens que da vontade de Deus.
A alternativa D é a alternativa correta, pois a sociedade medieval era rigidamente determinada, com a posição social e a profissão definidas no momento do nascimento, de modo que o filho de um camponês seria camponês e o filho de um artesão seria artesão.
A alternativa E é falsa, pois Agostinho defendia a fé em detrimento da razão, não o contrário.
Resposta:
alternativa D é a correta
Explicação: