• Matéria: História
  • Autor: contatopabcq6
  • Perguntado 8 anos atrás

Movimentos de resistência no Brasil na 1ª República PROBLEMA A História do Brasil, desde a colonização aos nossos dias, tem sido marcada por diversos movimentos sociais com participação de diferentes sujeitos históricos (pobres, indígenas, escravos, ex-escravos, operários, imigrantes, sertanejos, caboclos) que buscaram defender suas ideias e interesses. O período compreendido entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX foi marcado por mudanças sociais e políticas que impactaram substancialmente a população brasileira. Neste cenário de transformação, dois movimentos sociais - a Guerra de Canudos (1896-1897) e a Guerra do Contestado (1912-1916) - foram marcantes por conta da denúncia da miséria, da opressão e da injustiça da chamada “República dos Coronéis”. Ambos os movimentos, embora tenham ocorrido em espaços distintos, apresentam algumas características em comum. Uma forma de trabalhar didaticamente no Ensino Fundamental e Médio com estes dois temas, de modo a fazer aproximações, é a partir dos recursos audiovisuais (filmes e documentários). O filme ou o documentário pode ser visto tanto como um documento como um discurso sobre a história, que procura causar uma reação no espectador. Tais recursos são de grande importância para a prática docente, mas devem ser vistos como ferramentas auxiliares na investigação histórica e precisam ser problematizados e contextualizados. Diante da impossibilidade de trabalhar com um filme na íntegra por conta do tempo limitado e do grande volume de conteúdos a serem ensinados em uma mesma série, uma alternativa interessante é o trabalho com trechos de filmes e/ou documentários. O professor pode selecionar os trechos mais adequados ao conteúdo trabalhado e a faixa etária dos estudantes. Na sequência, apresentaremos duas indicações de recursos audiovisuais que podem ser utilizados em aulas de História no Ensino Fundamental e Médio para que o professor possa problematizar as características em comum, bem como possíveis semelhanças com movimentos sociais contemporâneos. Sendo assim, você é o professor e irá preparar uma aula sobre a Guerra de Canudos e a Guerra do Contestado, tendo como base recursos audiovisuais: filmes e documentários. 1 QUESTÃO ORIENTADORA Com base nas referências audiovisuais indicadas a seguir, em referencial teórico, quais características podem ser apontadas como comuns aos dois movimentos? Como estas questões podem ser problematizadas em aulas de História no Ensino Fundamental e/ou Médio, comparando os movimentos com situações atuais?

Respostas

respondido por: kmp90
3

Olá, em ambos movimentos vemos características como:


- Uma grave crise economico-social com a presença de desemprego, inflação e concentração de terra por grandes agricultores.


- Os dois iniciaram-se por disputas fundiárias e tiveram um caráter messiânico (presença de líderes religiosos, Antônio Conselheiro e José Maria de Santo Agostinho).


- Repressão do governo, acusando ambos de serem movimentos monarquistas e anti-republicanos como forma de desvalorizá-los.


Se trouxermos para a nossa realidade, vemos algumas semelhanças:


- A questão agrária ainda é um problema muito grave no Brasil, com a concentração de terras nas mãos de poucas pessoas, gerando pobreza para muitos camponeses.


- Ainda não surgiu uma liderança religiosa de cunho messiânico agrário no momento atual, porém vemos a grande disseminação de igrejas neopentecostais no país que se aproveitam do cenário de pobreza para se instalar e angariar devotos.


- Uma das ferramentas de desvalorização de movimentos de resistência camponesa atualmente é a sua associação a ideologias como o comunismo, que não é bem visto na sociedade brasileira como um todo, minando assim bases de apoio que não querem se ver vinculadas a ela.

Perguntas similares