A Pedagoga de uma escola municipal de ensino de uma cidade do norte do Paraná, selecionou algumas músicas de diferentes gêneros (clássicas, regionais, populares, instrumentais entre outras) e solicitou às professoras que proporcionassem aos alunos de cada turma momentos de escuta e a apreciação musical. Após esta etapa, cada professora deveria conversar com seus alunos sobre as sensações e sentimentos a partir dessas diferentes músicas, questionar ainda de qual estilo musical gostaram mais. As professoras poderiam aproveitar a sugestão dada para conduzir outras atividades. No entanto, Cláudia, uma das professoras da escola, que leciona para o 4º ano, afirma que “a atividade proposta pela Pedagoga não tinha fundamento e que não iria realizá-la com sua turma, pois a mesma não iria chamar a atenção das crianças, já que estes estão acostumados a ouvir e cantar músicas veiculadas na mídia radialística e televisiva”. Diante dessa situação reflita sobre a atitude de recusa da professora Cláudia. Será que sua maneira de pensar é correta? Se você fosse a Pedagoga da escola, como explicaria à professora a necessidade do trabalho proposto
Respostas
respondido por:
7
Olá!
Eu proporia uma conversa com a professora Cláudia, com o intuito de explicá-la a importância do conhecimento musical para a formação de uma criança, principalmente acerca da cultura do país. As músicas brasileiras têm temáticas muito interessantes para ser transmitidas e que remetem à nossa história.
Além disso, o conhecimento musical permite a ampliação do vocabulário de uma criança e aprimora as palavras acerca de sua pronúncia, significado e escrita, possibilitando ainda uma redação mais rica e com cunho crítico.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás