• Matéria: Português
  • Autor: leicalviouhu8g
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia a seguir um trecho do romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, que fala sobre a personagem Jerônimo. “O português abrasileirou-se para sempre; fez-se preguiçoso, amigo das extravagâncias e dos abusos, luxurioso e ciumento; fora-se-lhe de vez o espírito da economia e da ordem [...]” (AZEVEDO, 2004, p. 204). AZEVEDO, Aluisio. O Cortiço. Introdução de Dirce Cortes Riedel. RJ: Ediouro, 1987. De acordo com a descrição da personagem apresentada no trecho lido, podemos afirmar que: Alternativas Alternativa 1: Jerônimo não se transculturou, mas tornou-se um sujeito de caráter duvidoso. Alternativa 2: Jerônimo transculturou-se, mas não se tornou um sujeito de caráter duvidoso. Alternativa 3: Jerônimo não se transculturou e não se tornou um sujeito de caráter duvidoso. Alternativa 4: Jerônimo transculturou-se e se tornou um sujeito de caráter duvidoso. Alternativa 5: Jerônimo transculturou-se e aprendeu os melhores valores da cultura brasileira.

Respostas

respondido por: robensonstp0f1qy
5

Resposta:

Resposta 4

Explicação:

Jeronimo transculturou-se e se tornou de carater duvidoso.

respondido por: brendaisis
4

Afirmativa 4: Jerônimo transculturou-se e se tornou um sujeito de caráter duvidoso.

Acerca de Jerônimo em O Cortiço, pode-se apresentar o mesmo como trabalhador braçal, de origem estrangeira, que atua como gerente da pedreira que pertencia a João Romão.

É descrito em primeiro plano como dotado de caráter amplo, honestidade e nobreza, todavia, no decorrer da obra abandona sua esposa e passa a viver com Rita, o que promove uma visão acerca do mesmo mais duvidosa e menos confiável.

Perguntas similares