Em tempos distantes da sociedade contemporânea, no processo civilizatório da humanidade, o relacionamento com o outro era estabelecido a partir do conflito das identidades coletivas, ou seja, o meu povo contra um outro povo. Ao pertencer a um povo, o sentimento de pertencimento gerava um estranhamento entre as identidades. No geral, a busca pela sobrevivência do grupo coletivo, o impulso da dominação e a busca por recursos geravam um contato com outras identidades. A guerra é a expressão deste confronto tido como natural, uma natureza primária que envolve o nascimento, a vida e a morte. A violência como algo natural foi explicada pelos humanos como decorrente da atuação transcendental dos Deuses. São tentativas de explicar os conflitos e as guerras, tentando humanizá-las e dar sentido a algo inteligível.
MOTTA, Ivan Dias da. A (In) Tolerância Social Na Sociedade de Consumo: reflexões sobre possível chaves de compreensão. 2018.
Considerando o texto acima e as relações entre o processo civilizatório e a sociedade contemporânea, avalie as afirmações abaixo com V de verdadeira e F de falso e explicação
I( ). O processo civilizatório foi marcado pelo contato pacífico entre os indivíduos. O estranhamento é algo da sociedade contemporânea.
II( ). A violência, o conflito e a guerra são resultados da busca pela sobrevivência e dominação de outros povos.
II( )I. O estranhamento entre povos com identidades diferentes é encontrado ainda na sociedade atual.
IV( ). O estranhamento é sinônimo de violência, pois, ao estranhar algo, os humanos praticam atos violentos para proteger o seu grupo social e sua identidade.
Respostas
respondido por:
4
Eu colocaria F- V- V- F
souzaluise:
Resposta correta e já corrgida pelo professor: II, III e IV, apenas.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás