1) A arte, no sentido aqui proposto - ou seja, o termo genérico abrangendo pintura, escultura, arquitetura, música, dança, literatura, drama e cinema, pode ser definida como prática de criar formas perceptíveis expressivas do sentimento humano (...)
A função primordial da arte é objetivar o sentimento de modo que possamos contemplá-lo e entendê-lo, é a formulação da c hamada "experiência interior", da "vida interior", que é possível atingir pelo pensamento discursivo, dado que suas formas são incomensuráveis com as formas da linguagem e de todos os seus derivativos. Susanne K. Langer. Ensaios filosóficos, São Paulo: Cultrix, 1981.
A cerca das ideias do texto acima sobre a arte, julgue os itens a seguir com Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) O pensamento discursivo, tipicamente filosófico, é capaz de atingir a experiência da vida interior.
( ) A função da arte é a de criar formas que possam ser percebidas e objetivem o sentimento do ser humano.
( ) A vida sentimental pode ser narrada pelos discursos.
( ) A natureza do sentimento é como um livro escrito em caracteres matemáticos.
( ) Compreender a arte é perceber o sentimento humano.
A) V, V, V, F, V
B) F,V,V,F,F
C) F,V,F,F,V
D) F,F,V,V,V
E) Nenhuma das alternativas.
2) A palavra estética só foi introduzida no vocabulário filosófico em 1750 pelo filósofo alemão Alexander Baumgarten. Referia-se à cognição por meio dos sentidos, ou seja, o conhecimento sensível. Mais tarde, passou a usar o termo com referencia à percepção da beleza, especialmente na arte. Sobre quais pilares são erguidos a disciplina filosófica estética:
A) Artista, Obra de Arte e Público.
B) Gênio Criador, Beleza e Artista.
C) Juízo de Gosto, Obra de Arte e Público.
D) Belo, Obra de Arte e Juízo Criador.
E) Belo, Juízo de Fato, Gênio Criador.
3) Kant definiu a Estética como sendo ciência. E completando, Alexander Brumgarten a definiu como sendo a teoria do belo e das suas manifestações através da arte. Como a ciência e teoria do belo, a Estética pretende alcançar um tipo específico de conhecimento que é aquele captado
A) pela lógica
B) pela razão
C) pela emoção
D) pelos sentidos
E) pela alma
4) Considere o texto a seguir para responder a questão.
O juízo estético em Kant é uma intuição do inteligível no sensível, em que o sujeito não proporciona nenhum conhecimento do objeto que provoca, não consiste em um juízo sobre a perfeição do objeto, é valido independentemente dos conceitos e das sensações produzidas pelo objeto.
Então, para Kant, a estética é uma intuição de ordem
A) Objetiva
B) Cognitiva
C) Subjetiva e cognitiva
D) Subjetiva e objetiva
E) Subjetiva
Respostas
3-D
4-E
1) Sobre a arte:
alternativa correta: C) F, V, F, F, V
( F ) O pensamento discursivo, tipicamente filosófico, é capaz de atingir a experiência da vida interior.
( V ) A função da arte é a de criar formas que possam ser percebidas e objetivem o sentimento do ser humano.
( F ) A vida sentimental pode ser narrada pelos discursos.
( F ) A natureza do sentimento é como um livro escrito em caracteres matemáticos.
( V ) Compreender a arte é perceber o sentimento humano.
A arte como expressão humana, propõe-se a trazer, além da representação de fatos, emoções e concepções do ser humano sobre si mesmo e sobre o mundo que o cerca, novas formas de refletir sobre esse universo e sobre as relações que nele se estabelecem.
2) Sobre quais pilares são erguidos a disciplina filosófica estética:
A) Artista, Obra de Arte e Público.
A Estética é a reflexão sobre a arte e de maneira geral, significa investigar a natureza do belo ou da arte sob três critérios: a obra, o artista (o ato de produção) e o apreciador.
3) Como a ciência e teoria do belo, a Estética pretende alcançar um tipo específico de conhecimento que é aquele captado:
D) pelos sentidos
A estética é ciência pois é conhecimento adquirido, percebido pelos sentidos. É dependente do sujeito, pois percebemos pelos sentidos, a realidade que nos cerca, os objetos. É a intuição subjetiva do sensível e não propriamente um juízo de perfeição, mas como a forma que o sujeito percebe o objeto.
4) para Kant, a estética é uma intuição de ordem:
E) Subjetiva
Para Kant, o juízo estético corresponde somente a uma intuição de ordem subjetiva, isto é, advém do prazer gerado, de acordo com a forma que o sujeito percebe o objeto, não havendo necessidade de estar relacionado com qualquer conhecimento acerca do objeto.
Bons estudos!