(Unimat-Mt-2013) O movimento filosófico denominado Iluminismo surgiu na Europa do século XVIII, baseando-se na crença absoluta da razão como forma única de o homem alcançar a tão sonhada autonomia intelectual, o progresso material, o desenvolvimento das virtudes morais, bem como o aprofundamento do conhecimento científico. Ademais, os pensadores iluministas compartilhavam a ideia de que a razão humana alçaria o homem à sublime condição de dominador absoluto da natureza.
A partir das informações contidas no texto, é possível considerar que:
a) Os pensadores iluministas acreditavam no conhecimento religioso como forma de libertar o homem do pensamento mágico-mítico, ascendendo, assim, ao conhecimento científico.
b) Os pensadores iluministas depositavam total confiança na capacidade da razão como forma de contraposição ao conhecimento advindo das concepções teocêntricas e do adcurantismo característico do senso comum.
c) A confiança depositada pelos iluministas no papel absoluto dos desejos e das vontades humanas surgia como um contraponto à ditadura imposta pela razão humana.
d) Como figura proeminente do Iluminismo, o pensador francês Immanuel Kant destacou-se como combatente do pensamento filosófico-científico.
e) Os Iluministas desacreditavam por completo no poder da razão para conduzir o homem à liberdade e à felicidade.
Por favor me ajudem!!!
Respostas
Resposta letra B
Os pensadores iluministas acreditavam que a razão era um valor supremo. Somente por meio da razão e de sua total aplicação que a humanidade conseguiria alcançar a luz, o conhecimento. Os iluministas eram contrários ao fanatismo provindo da religião, dizia que a religião era uma das causas da ignorância.
Outra concepção iluminista era a dúvida. Era preciso duvidar de todas as coisas, era necessário homem questionar principalmente os conhecimentos baseados nas autoridades e na tradição.
O século XVIII é a época de mudanças e se configura como o Século das Luzes por conta da valorização da razão e da ciência (B).
O Iluminismo deu-se em um cenário de declínio das concepções medievais e da Igreja Católica e se sustentou através da nação de progresso e esclarecimento.
Com o lema da Revolução Francesa: "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", o Iluminismo foi o período de valorizar a liberdade individual do povo, a isonomia entre os indivíduos e a solidariedade entre as pessoas em seu coletivo.
Há, assim, a transposição entre o teocentrismo, ou seja, Deus no centro do mundo para o antropocentrismo, o homem no centro de tudo.
Essa mudança possibilitou que a ciência fosse ascendida, pois o conhecimento científico parte do homem e do que ele pode conhecer e manifestar no mundo. Por isso, a religião cede lugar à razão humana.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/2510488