• Matéria: História
  • Autor: RonaldWilliam
  • Perguntado 7 anos atrás

5- Comente as reformas luterana, anglicana e calvinista na época moderna.

Respostas

respondido por: sergioperry10oyfxda
9
*Martinho Lutero, era monge agostiniano, que, discordando de práticas como a venda de indulgências e outras práticas do clero, em 1517, fixou na porta da Abadia de Wintemberg as 95 teses.
As 95 teses eram ideias, frases e máximas que criticavam severamente práticas e abusos do clero. Lutero chegou a acusar o papa de ser o anticristo, o que levou à sua excomunhão pelo Papa Leão X.
Dps disso, Martinho permaneceu sob a proteção de nobres alemães como forma de diminuir a influência papal na região através de suas ideias. Confiscos de bens da Igreja foram autorizados em alguns reinos, onde a Igreja foi amplamente criticada.
Os camponeses saturados de impostos eclesiásticos explodiram em comemorações e revoltas, considerando Lutero um defensor e libertador. A situação interna gerou diversos conflitos entre católicos e protestantes. Ao longo da guerra, Luteri escreveu seus primeiros catecismos e doutrinas, condenou o celibato e o culto aos santos, traduziu a Bíblia para o alemão e reafirmou a fé como único meio para a salvação.
*Em 1533, sob influência das ideias luteranas, João Calvino, em Genebra, Suíça, criou um novo movimento: o calvinismo. Para o calvinismo, o homem nasce predestinado à salvação ou à condenação; contudo, durante a vida é possível receber sinais que mostram se você será salvi ou não. Esses sinais seriam os bens materiais acumulados pelo trabalho honesto e útil à comunidade. Por tal ideia, o calvinismo recebeu apoio da burguesia e se difundiu mais que o luteranismo e anglicanismo. Assim como o luteranismo, o calvinismo aboliu o culto aos santos, o celibato sacerdotal, romperam com o papado, incentivaram a tradução da Bíblia, entre outros.
*O motivo do surgimento do anglicanismo foi dado pelo fato de que o Rei Henrique VIII, da Inglaterra, conseguiu apenas uma filha com sua esposa, Catarina de Aragão. Isso provocou uma crise dinástica, pois o reu perderia sua linhagen se sua filha se casasse com o membro de outra família. Com isso, Henrique VIII pediu a anulação do seu casamento para o papa, que, por sua vez, negou o pedido.
Henrique VIII, junto com o parlamento britânico, aprovou o Ato de Supremacia, em 1534, que criou uma nova igreja, confiscou os bens católicos na Inglaterra e decretou que o rei inglês seria o chefe da igreja da Inglaterra.

Se tiver ajudado bastante, por favor, marque como Brainliest Answer.
Perguntas similares