orque os parâmetros utilizados na determinação do IQA se diferem do IQAB proposto em Estações convencionais de tratamento? Justifique sua resposta.
Respostas
Olá, boa tarde!
Os parâmetros e pesos para a determinação do IQA (Índice de Qualidade da Água) são nove, a saber: oxigênio dissolvido (OD) (17%), coliformes termotolerantes (15%), pH (12%), temperatura (10%), nitrato (10%), fosfato (10%), demanda bioquímica de oxigênio (DBO) (10%), sólidos totais (8%) e turbidez (8%).
Já os parâmetros e pesos para a determinação do IQAB (Índice de Qualidade da Água Bruta) são oito, a saber: Turbidez (22 %), Cor verdadeira (19 %), pH (12 %), Cianobactérias (11 %), Algas (10 %), E. coli (9 %), Ferro (9 %) e Manganês (8 %).
Da comparação é possível observar que apenas dois parâmetros (turbidez e pH) estão nos dois indicadores. Ao empregar a tecnologia convencional de tratamento das águas naturais constatou-se o alto impacto da eutrofização da água, o que interferia significativamente na taxa de OD e de DBO.
Para contornar a situação, o IQAB atribui grande relevância às algas e cianobactérias (21% do total), o que proporciona uma medição mais fidedigna, tornando-o mais favorável para avaliar a tratabilidade das águas naturais.
Espero ter ajudado!