• Matéria: Pedagogia
  • Autor: RKGG
  • Perguntado 8 anos atrás


É com tristeza que nós, educadores, constatamos estar à escola em crise: ela não consegue desempenhar com eficácia a função de informar e, muito menos, a função formadora. Inúmeras tentativas já foram feitas no intuito de superar esta crise e melhorar a qualidade do ensino. Para tanto, os objetivos foram redefinidos, conteúdos mais atualizados foram acrescidos ao currículo, enquanto o antigo acervo de técnicas didáticas foi revisto, com novas estratégias de ação sendo sucessivamente implantadas. Mas isto não resolveu o problema.

No texto podemos verificar uma crítica a uma tendência pedagógica que por muito tempo priorizou um ensino mecânico, aprendido pelo método catequético e com rígidas normas disciplinares. Não apresentava nenhuma proposta de reflexão e crítica, ocorrendo de modo formal e por instrução. Qual a tendência que o texto se refere?

Alternativas:

a)
Movimento Escola Nova

b)
Pedagogia Libertadora

c)
Pedagogia Tradicional

d)
Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos

e)
Pedagogia Tecnicista

2)
Libâneo (1994, p.70) aponta que a Pedagogia Crítico-Social dos conteúdos atribui grande importância à Didática, cujo objeto de estudo é o processo de ensino nas suas relações e ligações com a aprendizagem. As ações de ensinar e aprender formam uma unidade, mas cada uma tem a sua especificidade.



Sobre essa tendência pedagógica podemos assinalar V (verdadeiro) e F (falso).



( ) Essa tendência busca superar os traços da Pedagogia Tradicional e da Escola Nova.

( ) Mediante a transmissão e assimilação passiva dos conteúdos escolares propõe a aquisição de novos conhecimentos.

( ) Define fins e meios da prática educativa a partir dos seus vínculos com a dinâmica da prática social.

( ) Proporciona aos alunos o domínio de conteúdos científicos de modo que os alunos formem consciência crítica face as realidades sociais.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)
V, V, V, V.

b)
F, V, F, V,

c)
V, F, V, V.

d)
V, F, F, V.

e)
F, V, V, F

3)
A educação escolar no período colonial, ou seja, a educação regular e mais ou menos institucional de tal época, teve três fases: a de predomínio dos jesuítas; a da reforma do Marquês de Pombal, principalmente a partir da expulsão dos jesuítas do Brasil e de Portugal em 1759; e a do período em que D. João VI, então rei de Portugal, trouxe a Corte para o Brasil (1808-1821).

Desta forma, podemos afirmar que a educação brasileira apresentou mudanças significativas. Assinale a alternativa que represente a educação jesuítica no Brasil.

Alternativas:

a)
Um ensino que valorizava a criança e propagava a religião por meio de situações de aprendizagem contextualizada e significativa.

b)
Um ensino que seguia o sistema do Ratio Studiorum, um plano de estudos descrito no Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova.

c)
Um ensino que promovia a formação integral do homem cristão, mas que respeitava a liberdade de escolha da sua fé e sua cultura.

d)
Um ensino tradicional oferecido somente para os filhos da elite da colônia com vista de tornar-se padres.

e)
Um ensino tradicional centrado na promoção da fé cristã por meio da catequese para os indígenas e a educação burguesa para os dirigentes.

4)
PEÑA, et al. (2003, p.53) comenta que as modalidades de cursos à distância utilizam o computador e a internet como meios de comunicação eficientes para o ensino e a aprendizagem. Cada um com suas próprias características e organização do conhecimento. Sabemos que as novas tecnologias entendidas como meio facilitador da aprendizagem é uma ferramenta fundamental para o sucesso deste ensino. Moran (2009, p.12) citado por PEÑA, et al. (2003, p.53) apresenta uma definição simples e ao mesmo tempo abrangente, segundo a qual educar está além de apenas ensinar: “Educar é ajudar a integrar todas as dimensões da vida, a encontrar nosso caminho intelectual, emocional, profissional, que nos realize e que contribua para modificar a sociedade”. Sendo assim, o professor assume papel importante neste processo de ensino-aprendizagem

Qual o papel do professor diante do uso das novas tecnologias na educação?

Alternativas:

a)
Ensinar os conteúdos do currículo e se houver tempo inserir outras formas de linguagem virtual na aprendizagem do aluno.

b)
Inserir os avanços tecnológicos para que o aluno se torne um ser racional e instrucional, habilidades tão importantes hoje.

c)
Garantir raciocínios analógicos, com breve atenção na informação e a memorização, verbalização e reprodução do conhecimento.

d)
Ser mediador para que os alunos aprendam a selecionar a informação e possam se posicionar criticamente diante do conhecimento aprendido.

e)
Oferecer atividades interativas aos alunos como forma de distração e motivação para o conhecimento e não como aprendizagem.

Respostas

respondido por: rosangelaholive
2

NAO SEI ALGUEM PODE ME AJUDAR


rosangelaholive: GENTE ME AJUDA
rosangelaholive: NAO CONSIGO RESPONDER
msilvanialira: As respostas são: c c e d
respondido por: caroolinecorrea
3

Questão 1)

  • A pedagogia tradicional surgiu no século XIX e priorizou o ensino automático e engessado em que o aluno deveria  crescer pelo próprio mérito com base no conteúdo ministrado pelo professor;

  • O foco era repassar conhecimento, independente do aluno compreender ou não o conteúdo ministrado;

RESPOSTA: c) Pedagogia Tradicional.

Questão 2)

  • Vamos analisar as assertivas incorretas:

(F) Incorreto -  Mediante a transmissão e assimilação passiva dos conteúdos escolares propõe a aquisição de novos conhecimentos.

Análise:

- Para que  ocorra a obtenção de novos conhecimentos, a transmissão e assimilação dos conteúdos escolares deve ocorrer de forma ativa;

- A transmissão de conhecimento de forma ativa ocorre por meio da mutua colaboração entre alunos e professores;

- Os professores terão suas técnicas para lecionar aprimoradas e os alunos serão ensinado a pensar de forma crítica.

RESPOSTA: c) V, F, V, V.

Questão 3)

RESPOSTA: e) Um ensino tradicional centrado na promoção da fé cristã por meio da catequese para os indígenas e a educação burguesa para os dirigentes.

Análise:

  • No Brasil, a educação jesuítica teve início com a catequização  dos indígenas adultos, sendo posteriormente destinada a educação dos jovens de elite para se tornassem instruídos de forma diligente;  

Questão 4)

RESPOSTA: d) Ser mediador para que os alunos aprendam a selecionar a informação e possam se posicionar criticamente diante do conhecimento aprendido.

Análise:

  • Em meio a evolução tecnologia que nossa sociedade vem enfrentando e considerando a facilidade de acesso aos mais diversos conhecimentos;

  • O papel do professor deixou de focar somente na instrução, e abrangendo também o uso de técnicas de estudo, bem como o uso do conhecimento na sociedade contemporânea;  

Veja neste link outras respostas sobre educação

  • https://brainly.com.br/tarefa/13264324
  • https://brainly.com.br/tarefa/14835014
Anexos:
Perguntas similares