• Matéria: Português
  • Autor: samuel3188
  • Perguntado 7 anos atrás

Preciso elaborar um texto dissertaivo-argumentativo em que discurto o tema: A sobrevivência do jornal impresso diante do avanço da tecnologia.
Não posso usar em 1 pessoa.

eu fiz o texto e queria ver se está bom, se tiver algo errado corrija para mim pfv!!

Samuel Dias:
A vida on-line é o que há de mais prático na atualidade, procuramos o que queremos em questão de segundos e encontramos inúmeras referências quando clicamos na tecla buscar. Essa praticidade que a tecnologia nos proporciona facilita muito a comunicação entre pessoas e a circulação de notícias. Vamos filtrando notícias e informações na internet, repassando as mesmas sem conferir a veracidade da fonte, sem a certificação se aquilo é ou não real. Um dos principais problemas na atualidade é acreditar no momentâneo, e basear-se em títulos que chamem a atenção para notícia, sem conferir a matéria na íntegra.

O avanço tecnológico é bastante visível, e o progresso de hackers (pessoa que possui um vasto conhecimento na área de informática, capaz de modificar os aspectos internos de um determinado programa) faz com que a alteração de informações se torne cada vez mais fácil.
Os jornais possuem um papel insubstituível na saga brasileira. A preservação do jornalismo não depende só do empenho das empresas de comunicação. Depende de todos nós: dos leitores, dos anunciantes, da indústria, do mercado financeiro, de todos os que, de fato, acreditam no Brasil.
O jornal impresso quando relata matérias com histórias e fatos ocorridos em nossa cidade e região, também proporciona o conhecimento das últimas notícias da semana, vem esclarecer e fazer com que o leitor fique atualizado e também mantém o hábito da leitura.
Mesmo diante desta tecnologia inegável que temos hoje, o jornal impresso nunca perderá o seu posto. Quanto mais dinâmico, mais popular e mais inteligente, mais os leitores apreciarão seu conteúdo. O jornal impresso sobreviverá como um bom jornal, bem feito, com grandes profissionais, com conteúdos interessantes e responsáveis, fazendo com que o internauta procure melhores esclarecimentos com notícias bem construídas. Finalmente, com todos os avanços tecnológicos que já surgiram, como o rádio e a televisão, não conseguiram matar o jornal, a internet não matará. Só quem pode matá-lo é ele mesmo, querendo ser igual a internet ou fazendo mal jornalismo”.

Respostas

respondido por: EdilaraZancanaro
2
Antes de comentar deixo bem claro que não sou especialista em redação, mas tenho uma noção básica.
O início está ótimo, mas no momento que você fala em clicar na tecla buscar, ficou um pouco estranho, talvez dê pra adaptar isso de modo que fique mais "suave" na hora de ler.
No segundo parágrafo quando você começa a falar do papel insubstituível dos jornais, dá pra falar um pouco mais, contextualize mais.
Nessa parte do texto : "também proporciona o conhecimento das últimas notícias da semana, vem esclarecer e fazer com que o leitor fique atualizado e também mantém o hábito da leitura" eu trocaria por "também proporciona conhecimento das últimas notícias e informações importantes, isso faz com que o leitor fique atualizado sobre o que acontece ao seu redor, mantendo seu hábito de leitura.
O resto do texto está bem estruturado, no entendo acho que o termo "matar" seja um pouco rude, mas isso talvez seja apenas a minha visão.
No geral sua redação está ótima!!
Perguntas similares