Muitos analistas e especialistas em economia consideram o Produto Interno Bruto como um dos principais parâmetros de referência para verificar o desenvolvimento de um país. O Brasil, por exemplo, de acordo com dados do IBGE, tem demonstrado crescimento menor desse índice em comparação a anos anteriores. Em 2012, esse índice acabou fechando em 1,2% (IBGE, 2012). A respeito do Produto Interno Bruto, assinale alternativa que o caracteriza corretamente: A) O PIB representa todas as riquezas produzidas em um país, incluindo-se os valores pagos em impostos. O conceito de PIB também descarta as verbas provenientes do exterior. Na Europa, destaca-se o PIB da Alemanha. B) O PIB leva em consideração todos os valores que um país recebe do exterior, além das riquezas que foram apropriadas por outras economias, assim poucos países europeus destacam-se nesse índice. C) O Produto Interno Bruto é um índice que está associado à capacidade de investimentos e realizações em setores estratégicos da economia, assim países que apresentam melhores condições de infraestrutura, como os da Europa ocidental, possuem maior PIB. D) O PIB é um indicador que permite reconhecer o desenvolvimento econômico e consiste na divisão de todos os valores arrecadados de forma bruta por um país pelo número total da sua população, assim países com poucos habitantes possuem PIB menor. E) O PIB é um índice indexado a diversos fatores da dinâmica econômica, assim na Europa, por exemplo, apesar da crise econômica, o fortalecimento do consumo e o incremento nos setores produtivos, tal como o primário, têm elevado os valores desse índice.
Respostas
Antes de começar, vamos definir o que é PIB:
PIB é a sigla para Produto Interno Bruto e se trata da soma de todas as riquezas produzidas em um país, região, cidade, estado, etc. É um índice macroeconômico utilizado para medir o desenvolvimento economico da região analisada.
Vamos às opções:
a) Incorreta. Para o cálculo do PIB não é levado em consideração os impostos arrecadados, mas sim os bens de consumo e serviços e produzidos.
b) Incorreta. O PIB não leva em conta a entrada e saída de capital do exterior.
c) Incorreta. O PIB não está associado à capacidade de investimentos e aplicação capital em obras de infraestrutura.
d) Incorreta. Esta alternativa está se referindo ao PIB per capita. O PIB não necessariamente é dividido de maneira igualitária para a população. A concentração de renda é um exemplo disso.
e) Correta. O crescimento do consumo e da produção de setores da economia, como o primário, garantiram o aumento do PIB dos países europeus atualmente.