Respostas
Olá!
O processo eleitoral no Brasil corresponde às fases organizacionais das eleições, compreendendo também o período anterior e posterior às mesmas.
As eleições brasileiras ocorrem através do voto individual, direto, obrigatório e secreto. A primeira eleição ocorreu no ano de 1532, na qual foi eleito o representante do Conselho da Vila de São Vicente.
Atualmente, as eleições brasileiras ocorrem a cada 2 anos, sempre em anos pares. As eleições são federais e estaduais (presidente da república (e vice), senador, deputado federal, governador (e vice) e deputado estadual) e municipais (prefeito e vereadores).
Espero ter ajudado, bons estudos!
O direito ao sufrágio, que é o direito de votar e ser votado, passou por diversos estágios de desenvolvimento no Brasil.
Inicialmente, após a Proclamação da República, o voto era censitário (de acordo com a renda) e aberto, somente para homens que satisfizessem todos os requisitos da lei. Isso gerou um período de corrupção conhecido como “política do café com leite”.
Com o Golpe de 1930, o direito ao voto foi modificado posteriormente, em 1932, com a inclusão de mulheres, negros e exclusão do critério censitário. Entretanto, somente mulheres casadas pudessem votar com autorização do marido. Essas restrições foram eliminadas em 1934.
Com o Golpe Militar de 1964, os direitos de voto foram suspensos, retomados somente com a Constituição de 1988, que trouxe o voto universal sem qualquer critério discriminatório, em um exercício de cidadania.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/1956022