8. (Uem 2012) Afirma o filósofo Epicuro (séc. III a.C.), conhecido pela defesa de uma filosofia hedonista:
“(...) o prazer é o começo e o fim da vida feliz. É ele que reconhecemos como o bem primitivo e natural e é a partir dele que se determinam toda escolha e toda recusa e é a ele que retornamos sempre, medindo todos os bens pelo cânon do sentimento. Exatamente porque o prazer é o bem primitivo e natural, não escolhemos todo e qualquer prazer; podemos mesmo deixar de lado muitos prazeres quando é maior o incômodo que os segue.”
(EPICURO, A vida feliz. In: ARANHA, M. L.; MARTINS, M. P. Temas de filosofia. 3.ª ed. rev. São Paulo: Moderna, 2005, p. 228.)
Considerando os conceitos de Epicuro, é correto afirmar que
E01) estudar todo dia não é bom porque a falta de prazer anula todo conhecimento adquirido.
E02) todas as escolhas são prazerosas porque naturalmente os seres humanos rejeitam toda dor.
04) comer uma refeiç
Respostas
respondido por:
28
Boa tarde !
Segundo o Filósofo, muitas vezes, deixamos de fazer algo que nos dá prazer por nos sentirmos incomodados com algo, principalmente em um relacionamento onde sabemos que iremos causar dor, ou então com medo de sermos julgados.
Basicamente, o prazer é anulado quando pomos à prova nossa vida social e como as pessoas nos irão olhar, deixamos muitas vezes, de sermos feliz, pois, ser feliz pode incomodar alguém e seu incômodo pode nos incomodar, portanto, o prazer se torna uma via de mão dupla.
Alternativa correta 16) o prazer não é necessariamente felicidade porque ele pode gerar o seu contrário, a dor.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás