O termo indústria cultural foi criado por críticos e teóricos da Escola de Frankfurt, no início do século XX e se mantém atual. Trata-se de um tipo de indústria capaz de gerar e controlar os padrões de comportamento e os costumes das pessoas. Por esse motivo, muito se fala em “homogeneização das culturas”. Conforme apresentado em um de seus materiais de estudo (Coletânea Ética, Sociedade e OSB, p.19, 2018, texto adaptado), identifique, de acordo com o texto, a alternativa que corresponda à explicação correta de “homogeneização das culturas”:
Alternativas
Alternativa 1:
Culturas dominantes que ficam mais em evidência em virtude da globalização e, ao mesmo tempo, não necessariamente se mesclam com as culturas não dominantes.

Alternativa 2:
Democratização e reconstrução de novos modelos de culturas advindos de países mais desenvolvidos ou em desenvolvimento.

Alternativa 3:
A padronização dos modos de ser e agir dos indivíduos com base em uma referência dominante, fazendo sucumbir os valores locais e tradicionais.

Alternativa 4:
A possibilidade dos costumes e valores locais se interporem aos elementos globais à medida que os sistemas de comunicação e informação elevam a sua capacidade de disseminação.

Alternativa 5:
As comunidades tradicionais ou culturas regionais conseguem disseminar e divulgar para além de suas fronteiras as suas características.

Respostas

respondido por: winederrn
0
Oi!

Em linhas gerais, o termo Indústria Cultural faz referência aos aspectos de uma cultura que podem ser comercializados e espalhados para outros grupos da sociedade.

Como estamos falando de uma indústria da cultura, o principal objetivo é a lucratividade com a venda dos produtos e serviços musicais, show, espetáculos de dança, dentre outros.



Gabarito:

"Alternativa 3:
A padronização dos modos de ser e agir dos indivíduos com base em uma referência dominante, fazendo sucumbir os valores locais e tradicionais".



Até a próxima!
Perguntas similares