O Banco Mundial, em um dos itens da proposta de reforma educacional, destaca a valorização, a descentralização e a autonomia das instituições escolares por seus resultados. Uma perspectiva de descentralização pode ser encontrada na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). A LDB é um marco para a educação brasileira, propôs mudanças significativas em relação às leis anteriores. O artigo 9º da LDB estabelece que a educação infantil, ensino fundamental e médio devem ser estabelecidos em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os municípios. Estes, por sua vez, nortearão os currículos e os conteúdos mínimos, incluindo o processo de avaliação do rendimento escolar. Com este embasamento, o governo federal elaborou a base nacional de parâmetros curriculares, que teve como objetivo oferecer uma referencial curricular nacional. Mesmo com esse estabelecimento, é enfatizado um caráter flexível dessa proposta, dando ênfase à descentralização, de modo que as escolas têm liberdade para elaborar seu projeto pedagógico.
ATMANN, Helena. Influências do Banco Mundial no projeto educacional. São Paulo, 2002.
Considerando o texto acima e a importância da Lei de Diretrizes e Bases e autonomia das instituições, a seguir, analise as informações.
I. A Lei de Diretrizes e Bases foi responsável pela modificação de leis educacionais anteriores, sendo de grande importância para a elaboração da base nacional curricular.
II. A autonomia das instituições é fundamental para essas medirem seus resultados.
III. É importante a dimensão de a escola ter liberdade, pois ela pode elaborar seu projeto pedagógico de acordo com sua demanda.
IV. A autonomia das instituições, de acordo com a LDB, é desnecessária, visto que todas as escolas devem seguir o projeto pedagógico elaborado pela base, sem liberdade para alterações mais personalizadas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I, II e III, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
4
Olá!
A alternativa 2 é a que melhor se aplica como correta.
Deste modo, podemos apresentar a incoerência da quarta assertiva, visto que as bases do projeto pedagógico, defendem que as instituições devem criar seu projeto de aula, assim como organizar os cronogramas de acordo com as avaliações fornecidas para busca de melhores resultados.
Além disso, o educador tem o papel de facilitador do conhecimento e a partir das avaliações deve fornecer dados para a coordenação escolar a fim de desenvolver metas a serem cumpridas, como um índice maior de aproveitamento dos alunos por exemplo.
Até mais!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás