No fim da década de 20, marcada pelos anos de prosperidade, uma grave crise econômica, conhecida como a Grande Depressão de 1929, começou nos EUA e atingiu todos os países capitalistas. A aparente prosperidade pode ser percebida nas seguintes características que culminaram a grande depressão. Indique a alternativa que identifica uma dessas características: Alternativas Alternativa 1: a) o aumento da produção automobilística, a expansão do mercado de trabalho e a falta de investimentos em tecnologia. Alternativa 2: b) a destruição dos grandes estoques de mercadorias, o aumento dos preços agrícolas e o aumento dos salários. Alternativa 3: c) a cultura de massa com a venda de milhões de discos, as dívidas de guerra dos EUA e o aumento do número de empregos. Alternativa 4: d) a crise de superprodução, a especulação desenfreada nas bolsas de valores e a posterior queda da renda dos trabalhadores. Alternativa 5: e) o aumento do mercado externo, o mito do American way of life e a intervenção do Estado na economia.
Respostas
d) a crise de superprodução, a especulação desenfreada nas bolsas de valores e a posterior queda da renda dos trabalhadores.
A crise do modelo de superprodução das indústrias, acabou por produzir efeitos colaterais na economia americana: falência as empresas e o desemprego.
A alternativa que melhor representa as características que culminaram a Grande Depressão de 1929 é:
Alternativa 4: d) a crise de superprodução, a especulação desenfreada nas bolsas de valores e a posterior queda da renda dos trabalhadores.
A Grande Depressão é considerada o pior e mais grave período de recessão econômica.
Havia superprodução de produtos, devido aumento da capacidade produtiva das Industrias, além de pouca personalização, os produtos eram padronizados, o que permitiam ser produzidos em maiores quantidades, como é o carro de Ford, o qual é atribuída a frase "O cliente pode escolher ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto".
Embora o mercado produzisse o bastante, houve uma queda na demanda, o que levou a corte de gastos nas indústrias, diminuição da renda e, consequentemente, a crise econômica.
Espero ter ajudado!