Com a assinatura do Tratado de Fontainebleau (1814) e a abdicação de Napoleão Bonaparte, (a) a manutenção dos governos liberais na Europa foi garantida graças às campanhas da Santa Aliança. (b) os representantes do Império Russo, da Áustria e da Prússia reuniram-se com o objetivo de consolidar as ideias liberais. (c) o Bloqueio Continental isolou economicamente a França, já que os impérios Russo e Austríaco temiam o avanço dos ideias revolucionários. (d) a restauração das monarquias destituídas por Napoleão tornou-se um dos principais objetivos das potências europeias reunidas no Congresso de Viena. (e) a Santa Aliança tomou uma série de medidas que visavam reforçar o domínio colonial na América e enfraquecer os movimentos por emancipação nas colônias ibéricas.
Respostas
(a) a manutenção dos governos liberais na Europa foi garantida graças às campanhas da Santa Aliança.
Falso. O tratado reestabeleceu a força dos governos absolutistas monárquicos na Europa, dado que a França, república liberal, havia falhado em defender-se.
(b) os representantes do Império Russo, da Áustria e da Prússia reuniram-se com o objetivo de consolidar as ideias liberais.
Falso. O objetivo era consolidar ideias absolutistas, que mantivessem o status quo dos líderes destes países.
(c) o Bloqueio Continental isolou economicamente a França, já que os impérios Russo e Austríaco temiam o avanço dos ideias revolucionários.
Falso. O Bloqueio Continental serviu para bloquear virtualmente a economia britânica.
(d) a restauração das monarquias destituídas por Napoleão tornou-se um dos principais objetivos das potências europeias reunidas no Congresso de Viena.
Correto. O Congresso de Viena foi organizado após a rendição de Napoleão com o objetivo de manter a força dos países da Europa que rejeitavam as ideias liberais.
(e) a Santa Aliança tomou uma série de medidas que visavam reforçar o domínio colonial na América e enfraquecer os movimentos por emancipação nas colônias ibéricas.
Falso. A Santa Aliança não foi utilizada para este tipo de movimento.