Respostas
Para a vítima do cyberbullying, manter a calma e analisar friamente a situação normalmente é uma tarefa complicada. Mas é necessário preservar o equilíbrio, procurando evitar, tanto quanto possível, que sua personalidade e autoestima sejam afetadas. Nesse tipo de situação, traumas são comuns e pode ser necessário buscar ajuda psicológica para não permitir que a vítima deixe de acreditar no seu próprio valor.
Como prevenção, pode-se evitar a publicação de informações pessoais ou fotos na internet. Em casos já consumados, a vítima deve avaliar a hipótese de suspender ou apagar temporariamente seus perfis, pois isto evita sua divulgação e o próprio contato com conteúdos ofensivos.
E o mais importante: tudo o que é feito na internet deixa rastros. A vítima deve reunir o máximo de informações sobre as agressões, sejam perfis dos agressores, links para postagens ofensivas e todo o tipo de conteúdo que lhe cause constrangimento. Com este material em mãos, as devidas medidas legais podem ser tomadas.
Se você é uma vítima, defenda-se e procure ajuda. Mas se você promove ações de bullying contra outras pessoas, pense no transtorno que pode causar a elas e tenha consciência de que seus atos podem ter graves consequências, sejam elas psicológicas para a vítima ou penais para você.