O exercício físico é considerado uma das pedras angulares tanto do tratamento como da prevenção do Diabetes tipo 2. Os mecanismos moleculares envolvidos no aumento da captação de glicose muscular estão sendo intensamente pesquisados. Em diversas condições fisiológicas, a insulina e o exercício físico são os estimuladores fisiologicamente mais relevantes do transporte de glicose no músculo esquelético.
(Fonte: Ropelle et al., Revista Matriz 11: 49-55, 2005).
As células musculares, assim como as demais células possuem um envoltório, a membrana plasmática que separa o conteúdo interno - o meio intracelular - do ambiente externo. A capacidade da membrana em transportar substâncias e ainda manter sua existência e integridade, são importantes, porque ela (a membrana)
a. possibilita à célula manter a composição intracelular diversa do meio ambiente.
b. impede a penetração de substâncias existentes em excesso no meio ambiente.
c. regula as trocas entre a célula e o meio, só permitindo a passagem de moléculas de fora para dentro da célula e impedindo a passagem em sentido inverso.
d. torna desnecessário o consumo energético para captação de metabólitos do meio externo.
e. impede a saída de água do citoplasma.
Respostas
respondido por:
0
Letra A, a membrana é seletiva, então ela só permite a entrada daquilo que está em falta dentro da célula, no caso das células musculares, quando realizamos atividade física a glicose em excesso presente no meio entra dentro da célula por meio da insulina (mensageiro) que se liga a um receptor de membrana, dentro da célula a glicose vira piruvato e dentro da mitocôndria se transforma em ATP ou ela é transformada em glicogênio e fica armazenada dentro da célula para suas funções diárias..
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás