Respostas
respondido por:
3
O calcário é uma rocha de origem sedimentar constituída predominantemente por carbonato de cálcio, que é um composto solúvel na água. Não o é diretamente, mas sim através de um processo químico que envolve o dióxido de carbono.
A água da chuva, quando cai das nuvens, reage com o dióxido de carbono existente na atmosfera. Desta reação resulta ácido carbónico, que vai ficando dissolvido na água à medida que a chuva cai:
CO2 + H2O ⇒ H2CO3
(dióxido de carbono + água ⇒ ácido carbónico)
Quando a água da chuva incide sobre o calcário, o ácido carbónico nela contido reage por sua vez com o carbonato de cálcio que compõe esta rocha, do que resulta a libertação de iões cálcio e hidrogenocarbonato, que também ficam dissolvidos na água:
CaCO3 + H2CO3 ⇒ Ca2+ + 2 HCO3-
(carbonato de cálcio + ácido carbónico ⇒ ião cálcio + 2 iões hidrogenocarbonato)
Este processo, em que na prática os constituintes do calcário acabam por ficar dissolvidos na água, corresponde a uma erosão química desta rocha, à qual se juntam uma erosão mecânica, correspondente ao desgaste causado pela própria água («água mole em pedra dura tanto dá até que fura», como diz o provérbio), pelo vento e por outros agentes físicos, e também uma fratura e desagregação progressiva da rocha, em resultado das dilatações e contrações provocadas pelas variações de temperatura
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás