• Matéria: Pedagogia
  • Autor: williandefreitp3u5gm
  • Perguntado 8 anos atrás

No período do Renascimento houve algumas mudanças de pensamento e ações referente ao corpo humano, ou seja, pode-se dizer que houve uma descoberta do corpo. A partir das informações apresentadas analise as afirmações a seguir: I - A revolução acadêmica, de que despontaram Da Vinci, Galileu, Newton e outros, começou a dessacralizar o corpo e as ideias sobre ele. II - Aparece novamente o "dualismo psicofísico" em que o homem é formado por uma parte pensante com natureza espiritual e uma parte corpórea, de natureza material. III - Outras concepções sobre o corpo foram se estabelecendo nesse período. Baruch Espinoza (1632-1677) afirma, em sua obra, não haver hierarquia entre Corpo e Espírito: o que existe é uma relação de correspondência. Não existe um passivo e outro ativo, as forças se equilibram e se correspondem. É correto o se afirma em a. I e III, apenas. b. I e II, apenas. c. III d. II e. I, II e III

Respostas

respondido por: angelicaaldspa6awv
11
Olá, tudo bem?

A resposta correta é e. I, II e III.

No Renascentismo, afloraram discussões sobre o corpo e o espírito obscurecidas durante toda a Idade Média, como afirmado em I.

 Em meio a esse debate, também afloraram velhas ideias, como o "dualismo psicofísico" (afirmativa II), que locava a natureza "espiritual" e a natureza "material" lado a lado.

Um dos precursores e mais conhecidos pensadores sobre essas questões  foi 
Baruch Espinoza, que, realmente, afirma em sua obra o equilíbrio entre o corpo e o espírito

Espero ter ajudado! (:
Perguntas similares