• Matéria: Pedagogia
  • Autor: neiderodriguespa107l
  • Perguntado 8 anos atrás

DESAFIO
Jussara é professora e trabalha com o ensino fundamental, na educação de jovens e adultos. Recém-contratada e sem ter os registros da professora que a antecedeu, Jussara optou por realizar atividades diagnósticas para identificar o nível de desenvolvimento dos alunos em relação à leitura, interpretação e produção de textos. Ela aplicou algumas atividades em sala de aula e, após analisar os resultados, categorizou a turma em três grupos, de acordo com os seus níveis de desenvolvimento.
No primeiro grupo, a professora identificou os alunos capazes de reconhecer as letras do alfabeto, mas eles não eram capazes de juntá-las formando sílabas e palavras. No segundo grupo, foram classificados os alunos capazes de reconhecer as letras, formar sílabas e palavras, e, no último grupo, Jussara identificou os alunos que, além de reconhecer letras, sílabas e palavras, eles conseguiam formar frases. Apesar disso, ao ler um texto com poucas linhas, estes alunos não conseguiam compreender o sentido do discurso, assim como os dois primeiros grupos. Ao analisar a situação encontrada pela professora Jussara, como você explicaria o fato de, mesmo sendo capazes de reconhecer palavras e ler frases, os alunos do terceiro grupo não conseguem compreender o sentido do texto?


neiderodriguespa107l: qua
neiderodriguespa107l: qual é a resposta

Respostas

respondido por: Xablau124
3
não porque eles não são capazes de fazer tais interpretações
respondido por: NICOLINHO30
19

Resposta:

Há uma lenta maturação de todas as competências, as quais têm algum efeito sobre a compreensão da leitura. Alguém poderia pensar que, uma vez superado certo grau de domínio, por exemplo, no reconhecimento de palavras, adquirir mais habilidade pode ser irrelevante na hora de compreender os textos. E o mesmo se poderia pensar a respeito de todas as demais competências. Os dados indicam que, mesmo em idades avançadas, quando os leitores têm um grau de habilidade elevado, as diferenças entre uns leitores e outros, em qualquer competência, se traduzem em diferenças sobre a compreensão. De maneira mais concreta, o nível de reconhecimento de palavras é um precursor da compreensão leitora que os alunos possuem não apenas na pré-escola, mas também ao longo de todo o ensino fundamental, e o mesmo podemos dizer sobre o nível de conhecimento do vocabulário ou a organização dos textos, a competência retórica, a memória de trabalhos, as habilidades metacognitivas. Isso significa que dois leitores com o mesmo grau de domínio, em todas as competências, exceto uma, tenderão a apresentar níveis distintos de compreensão.

Explicação:

Perguntas similares