• Matéria: Pedagogia
  • Autor: suzana269
  • Perguntado 8 anos atrás

como interagir com alunos que nao presta atenção na sala de aula

Respostas

respondido por: JeAisha
0


Educação integral: um poderoso instrumento de desenvolvimento humano

A educação integral e as competências socioemocionais aparecem como um caminho fundamental a ser trilhado para a construção da autonomia dos estudantes

Entender e discutir a educação integral demanda uma reflexão sobre os desafios do nosso tempo: qual será a melhor maneira para prepararmos crianças e jovens para viver no mundo contemporâneo?

Com uma dinâmica intensa e veloz, updates tecnológicos a cada dia, ampliação no volume e circulação de informações em níveis crescentes, além de efeitos complexos nas relações humanas, seja consigo mesmo, com os outros e com a sociedade, o mundo atual exige uma educação capaz de formar pessoas que aprendam a transitar em cenários novos e desafiadores.

A escola mantém um lugar central para a maior parte das aprendizagens e para a redução das desigualdades, mas certamente esse contexto exige também dela reinvenções para a realização desse papel.

Viver, conviver e estar sintonizado com os desdobramentos das inovações diárias é algo que pede uma formação que ajude os estudantes a selecionar e usar informações, pensar criticamente, ter integridade e agilidade na tomada de decisões, atuar de forma colaborativa, entre outros. Demanda, assim, competências e habilidades que precisam ser intencionalmente desenvolvidas.

Nesse contexto, a educação se torna uma estratégia insuperável para assegurar às novas gerações o direito de desenvolver ao máximo seus potenciais para ser, conhecer, conviver e produzir no mundo com essas características. Essa é a visão de uma educação assentada sobre os quatro pilares propostos no relatório da UNESCO, redigido por Jacques Delors, que exprime as exigências das novas circunstâncias que a educação é chamada a ajudar a resolver neste século.

As salas de aula estão repletas de alunos que não conseguem se sentir à vontade no contexto escolar, alguns pelo motivo que ainda não possuem amizades, outros por timidez severa e outros ainda pelo próprio ambiente escolar e práticas docentes que sem sempre são os mais amistosos.

Entre alguns problemas que podemos destacar para que alunos não consigam interagir está a falta de motivação para isso e interferência docente, uma vez que muitos professores não são treinados para desenrolar estas dificuldades em sala ou mesmo não sabem identificar se o problema tem origem no ambiente familiar ou se o problema está realmente na sala de aula.

Toda essa falta de interação entre os alunos e até mesmo professor/aluno trazem consequências como a indisciplina, a falta de atenção e a produção em sala de aula, o que segue para uma falta de compromisso e consequentemente problemas no convívio social e de aprendizagem.

Sendo assim, antes de tudo cabe aqui uma reflexão para que nós, professores, em nosso papel de educador e intermediador de conteúdo, estejamos sempre atentos aos alunos, estranhando e acompanhando as suas diferentes articulações, para que o estudante não fique prejudicado nas matérias e nem na sua vida pessoal.

Penetrando o assunto, embora pareça que estamos mais uma vez super responsabilizando o docente, veja que um bom diagnóstico de que suas aulas estão confluindo está justamente na interação do alunado, e que se os alunos não se interessam pela aula e não se comunicam entre si a aula acaba não fluindo, pois, a falta de interação irá interferir tanto no desenvolvimento das atividades, quanto na geração de interesses para os alunos procurem os conteúdos e se engajem em atividades extraclasse.

Sendo assim a interação em sala de aula é um importante instrumento no processo de ensino aprendizagem, por isso o professor deve exercer em sala de aula um papel que vai bem além do explanador, e que mais dialoga como animador, oficineiro e mediador de relações.
respondido por: gusokoye
1
seja mais flexível e brincalhona, alunos gostam de professores que os entendam, e se continuarem a não prestar atenção mesmo assim não liga mais porque o dinheiro continua caindo na sua conta e sua aula está sendo dada para quem quer estudar de verdade, um beijo e boa sorte.
Perguntas similares