• Matéria: Química
  • Autor: dandatfspah52p
  • Perguntado 7 anos atrás

O ânion fulminato é um pseudo-haleto, atuando como um halogênio quanto a sua carga e reatividade. Devido à instabilidade desse ânion, é um explosivo sensível à fricção. Nos anos 1820, o químico orgânico Justus von Liebig descobriu o fulminato de prata (Ag-CNO), atualmenteusado em pequenos fogos de artifícioconhecidos no Brasil como “estalos” ou “traques”.Cada estalo deve conter, no máximo, 1 mg de fulminato de prata, segundo o Inmetro.O fulminato de prata é um composto iônico de prata e o ânionfulminato. É a presença de uma fraca ligação simples entre o oxigênio e o nitrogênio que lhe confere instabilidade. O nitrogênio muito facilmente forma uma estável ligação tripla a outro átomo de nitrogênio, formando nitrogênio gasoso.Sobre o fulminato de prata são feitas as seguintes afirmações:I. Ocorre ligação iônica entre a prata e o fulminato, sendo, portanto, um composto sólido.II. Há transferência definitiva de um elétron na formação desse composto.III. Há uma ligação covalente simples e uma ligação covalente tripla neste composto.IV. Pode-se dizer que o fulminato de prata é um composto molecular, pois o número de ligações covalentes é maior que o de ligações iônicas. Está(estão) correta(s): *

Respostas

respondido por: biaams2013
2
Olá,

I) Ocorre ligação iônica entre a prata e o fulminato, sendo, portanto, um composto sólido.

verdadeiro, no AgCNO, a prata, Ag+ positivamente carregada, se atrái eletrostaticamente ao íon CNO- formando uma ligação iônica.


II) Há transferência definitiva de um elétron na formação desse composto.

Verdadeiro, na ligação iônica, uma das espécies transfere o elétron à outra espécie, diferente da ligação covalente, em que o par eletrônico é compartilhado. 

III) Há uma ligação covalente simples e uma ligação covalente tripla neste composto.

verdadeiro, entre C e N existe uma ligação covalente tripla. Enquanto entre o N e O, a ligação é simples.

V) Pode-se dizer que o fulminato de prata é um composto molecular, pois o número de ligações covalentes é maior que o de ligações iônicas. 

Falso, embora as ligações que mantém a estrutura do CNO- sejam de natureza covalente, o composto que resulta da interação entre Ag+CNO-, o AgCNO é de natureza iônica.
Perguntas similares