• Matéria: Química
  • Autor: repentanbus82
  • Perguntado 8 anos atrás

qual é a diferenças entre o modelo atomico de Rutherford com o modelo atomico de Rutherford-Bohr

Respostas

respondido por: AiSirineu
76
Bom, basicamente é o mesmo modelo, contudo Rutherford quando propôs o modelo planetário com núcleo positivo no centro e os elétrons o orbitando, ele não soube explicar porquê os elétrons não perdiam sua energia cinética e iam colapsar com o núcleo. Isso porque até o momento se acreditava que a a energia era continua. Bohr conseguiu explicar o porquê dos elétrons não colapsarem com núcleo apartir da quantização da energia dos elétrons. Em outras palavras o elétron só tem algumas quantidades de energias possíveis de forma que ela só aumenta e diminui nesse valores específicos, assim ela nunca será zero ou seja o elétron sempre vai ter energia suficiente para se manter em alguma órbita .
Lembre-se que o núcleo é positivo e o elétron negativo logo há uma força de atração assim como a terra e o sol. Mas, para que a terra não vá em direção ao sol ela precisa ter uma velocidade que a mantenha em órbita, ou em outras palavras de energia cinética suficiente para isso. No modelo de Bohr o mesmo acontece com os elétrons.
Espero que tenha ajudado, se sim avalie como melhor resposta e segue o perfil ;)

repentanbus82: flw mano
repentanbus82: obgd
AiSirineu: que isso por nada avalie como a melhor resposta ai amigo e segue to querendo chegar em especialista kkkkk
respondido por: ziyadshafii
15

Resposta: O modelo atômico de Rutherford dizia que o átomo seria formado por um núcleo com partículas positivas (prótons) e partículas neutras (nêutrons), além de uma eletrosfera, que seria uma região vazia onde os elétrons ficariam girando ao redor do núcleo. Porém, se o átomo fosse realmente assim, os elétrons, que são partículas negativas, iriam adquirir um movimento na forma de espiral e chocariam-se com o núcleo.

Niels Bohr relacionou os espectros de linhas dos elementos, principalmente o do hidrogênio, com a constituição do átomo. Assim, em 1913, ele propôs alguns postulados que alteraram a visão do modelo atômico de Rutherford. Basicamente ele mostrou que os elétrons movem-se ao redor do núcleo atômico em órbitas circulares que possuem uma energia bem definida e característica, sendo, portanto, um nível de energia ou camada eletrônica. Para cada elétron são permitidas somente certas quantidades de energia, com valores múltiplos inteiros do fóton (quantum de energia). Ele também mostrou que quando todos os elétrons dos átomos estão se movimentando em seus níveis respectivos de menor energia, o átomo está no seu estado fundamental, que é o mais estável. Mas se o elétron absorve fótons, ele salta de um nível mais próximo do núcleo para um de maior energia, mais externo. Esse é o estado ativado ou estado excitado. Mas ele é instável e o elétron logo emite a energia excedente, retornando para o nível de menor energia.

Explicação:

Perguntas similares