Pesquisar uso da biotecnológia de bactéria em 2 setores diferentes da indústrias, explicar qual microorganismos utilizado como é o processo vantagens da tecnica
Respostas
Olá, tudo bem?
São setores da indústria que se utilizam da biotecnologia e das bactérias no processo produtivo o setor de alimentos e de produtos plásticos.
Setor de alimentos: um dos setores da industria de alimentos que faz grande uso da biotecnologia é a industria de lácteos fermentados, os chamados iogurtes. O iogurte resulta da fermentação láctea realizada por duas importantes bactérias: Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus.
Processo: consiste em adicionar açúcar ao leite cru, submeter a tratamento térmico por 5 minutos a 90 ºC e posterior resfriamento a 45 ºC. Adiciona-se então o fermento lático contendo os micro-organismos citados acima, faz-se a homogeneização, deia-se fermentar por 5 horas, resfria-se novamente e então embala-se o produto.
Vantagens: uma vantagem da técnica de fermentação lática é a produção de um novo alimento gerado a partir de uma matéria-prima simples e a obtenção através do consumo do iogurte de bactérias benéficas ao sistema digestivo.
Setor de produtos plásticos: um dos exemplos mais famosos do uso de bactérias é a produção de biopolímeros (plásticos degradáveis). Um exemplo de bactéria é a Enterobacter A47.
Processo: utiliza-se um resíduo para alimentar a bactéria, tal como soro de leite, algo geralmente descartado pela indústria de alimentos. Os resíduos com as bactérias são colocados em biorreatores onde somente sobrevivem as bactérias mais resistentes. Os resíduos consumidos pelas bactérias são convertidos por elas, e então tem-se a formação dos polímeros (agregados de moléculas). Esses agregados são posteriormente separados pelo método de lixivia.
Vantagens: obtém-se um produto biodegradável, benefício ao homem e menos agressivo ao meio ambiente. É uma técnica alternativa ao consumo de matériaprima escassa, como o petróleo.