Analisar as transformações culturais geradas pelas tecnologias e pelas mudanças na produção não é uma responsabilidade exclusivas dos meios comunicacionais. Esses processos também estão relacionados ao crescimento urbano. A expansão urbana é uma das causas que intensificaram a hibridação cultural. Essa transformação pode ser observada nas culturas latino-americanas, posto que no início do século XX somente 10% da população vivia nas cidades, agora, 60% a 70% dos indivíduos estão reunidos em aglomerações urbanas. Uma mudança abrupta: populações e comunidades rurais, que viviam com pouca comunicação com restante de cada nação, hoje vivenciam uma trama urbana, com constante interação do local com redes globais e transnacionais de comunicação.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas, poderes oblíquos. São Paulo: EDUSP, 1997.
Considerando o texto acima e os conceitos referentes à hibridação cultural, a seguir, avalie as situações propostas e assinale V para Verdadeiro e F para Falso.
I. As transformações culturais são resultados das novas tecnologias, não possuindo nenhuma ligação com as questões urbanas.
II. Um dos fatores responsáveis pela hibridação cultural é a expansão urbana.
III. As aglomerações urbanas modificaram o modo de vida da população e permitiram uma constante interação entre as dimensões locais e globais.
IV. Os indivíduos, ao viverem no campo, interagiam constantemente com dimensões transnacionais.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Respostas
respondido por:
5
l= errada
II= correta
III= correta
IV= correta
II= correta
III= correta
IV= correta
danielsantos987:
IV é falsa
Veja que o verbo Viver está no indicativo Pretérito Imperfeito "VIVIAM" e a resposta dis que "interagiam constantemente com dimensões transnacionais". NÃO interagiam, podem interagir agora, presente, mas no passado não!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás