• Matéria: História
  • Autor: xxserenidadxx1
  • Perguntado 7 anos atrás

Desta conjuntura da Revolução Industrial que, embora capitaneada pelos britânicos, não foi um fenômeno exclusivamente nacional emergiram no plano das ideias: I - a doutrina fisiocrática, na França, cuja a fonte primeira da riqueza, era a terra; II - o liberalismo econômico, sintetizado por Adam Smith, cuja a fonte primeira da riqueza, era a manufatura; III - tanto os fisiocratas franceses como os liberais ingleses eram unânimes na defesa do livre mercado; IV - tanto os fisiocratas franceses como os liberais ingleses eram unânimes na ideia de que a lei natural de oferta e procura deveria regular os preços das mercadorias. Assinale a alternativa que contemple as alternativas corretas:

Respostas

respondido por: rodmentoup9yp95
0
Olá! ;)


I - a doutrina fisiocrática, na França, cuja a fonte primeira da riqueza, era a terra;
CorretaA escola Fisiocrática afirmava que a terra era sim a fonte primária da riqueza. A Fisiocracia, cujo nome significa “Governo da natureza”, via o sistema econômico como regido por leis da natureza, sendo uma escola contrária aos dogmas mercantilistas.  

 II - o liberalismo econômico, sintetizado por Adam Smith, cuja a fonte primeira da riqueza, era a manufatura; Correta. Adam Smith afirmava que a acumulação de riquezas concebida através do trabalho livre sem houvesse a intervenção de nenhum agente regulador ( sendo o Estado ou não).   

III - tanto os fisiocratas franceses como os liberais ingleses eram unânimes na defesa do livre mercado; Correto. Assim como o liberalismo econômico, a fisiocracia defendia que a intervenção do Estado na economia deveria ser nula ou mínima. Adam Smith, um dos principais teóricos da época, afirmava que o Estava interviria em três situações: Defesa nacional; Obras públicas; Na justiça.  


IV - tanto os fisiocratas franceses como os liberais ingleses eram unânimes na ideia de que a lei natural de oferta e procura deveria regular os preços das mercadorias. Correto. Adam Smith citou sua teoria “Mão invisível” no livro “A Riqueza das Nações”. A teoria basicamente afirma que há metaforicamente uma mão por trás de todo sistema econômico. Logo, toda a economia é ajustada de forma “automática”.



Perguntas similares