• Matéria: Saúde
  • Autor: juninho332
  • Perguntado 7 anos atrás

quais os problemas causadas nas cordas nas cordas vocais? como tratar

Respostas

respondido por: Hyungzinho
0


Os comportamentos vocais mais relacionadas à formação dos nódulos a longo prazo são:

Falar muito altoGritar muitoFalar por muito tempoProduzir voz muito grave (mais grossa)Falar em ambientes ruidososFalar durante movimentação física intensa (praticando esportes, por exemplo)Falar muito rápidoEmitir sons com muita força ao invés de usar emissões mais suaves (é o que é chamado de ataque vocal brusco)Falar com a ressonância mais baixa (forçando mais a garganta e projetando menos a voz).

Os nódulos nas cordas vocais podem resultar desses e outros comportamentos vocais inadequados por algum tempo e suas manifestações podem surgir com alterações vocais mais discretas e flutuantes, com episódios de melhora ou piora da qualidade da voz de acordo com o uso e depois as alterações se acentuam nos casos mais avançados. Também é frequente observar tensão muscular associada ao quadro.

Também há relação entre o aparecimento de nódulos vocais a alergias respiratórias, distúrbios hormonais, principalmente da glândula tireóidea, ao tabagismo e ao etilismo

Prevenção

Os nódulos nas cordas vocais estão muito relacionados aos hábitos nocivos e ao abuso vocal. Portanto, a melhor forma de preveni-los é cuidando da saúde da voz, principalmente no caso dos profissionais que dependem da mesma para trabalhar.


Seguem algumas dicas de como manter a higiene vocal adequada:

Beba água durante o dia e, principalmente, durante os períodos em que for falar por períodos mais longosPrincipalmente no caso de profissionais da voz faça repousos vocais após o uso intensivoComa maçã antes do uso prolongado da voz. Esse alimento tem ação adstringente e, por isso, "limpa" as estruturas envolvidas na produção da vozCuide da sua respiração (evite usar giz, pois o pó pode causar alergias, trate as alergias respiratórias, cuidado com ar condicionado, pois o ar fica mais seco)Não tenha vergonha de bocejar! O bocejo pode diminuir a tensão da região do pescoço e dos ombrosEvite gritar (no caso dos professores é importante usar outras estratégias para chamar a atenção dos alunos, por exemplo, bater palmas)Evite derivados de leite antes do uso prolongado da voz. Os derivados podem aumentar a viscosidade da saliva e aumentar a secreção na gargantaEvite fumar tanto de forma direta quanto indiretamenteEvite lugares barulhentos, pois será difícil não aumentar o volume da vozEvite falar durante os exercícios físicos, pois devido ao esforço muscular pode-se provocar sobrecarga na musculatura da laringeEvite bebidas alcóolicas e anestésicos, pois eles diminuem a sensibilidade da laringe e dessa forma pode-se piorar o abuso vocal sem perceberEvite pigarros, pois eles causam atritos entre as pregas vocais e podem aumentar as secreções nessa região. O ideal é beber água ou engolir a saliva várias vezesEvite imitar outras vozes ou sussurrar, pois o esforço vocal para isso é muito grandeEvite ingerir líquidos ou alimentos em temperaturas extremas (muito gelado ou muito quente), pois podem causar choque térmico, provocando aumento da secreção e inchaço nas pregas vocaisEvite roupas apertadas no pescoço e na cintura, pois poderá dificultar a movimentação da laringe e a movimentação do diafragma que influencia na respiraçãoEvite alimentos pesados e muito condimentados, pois podem provocar azia, má digestão e refluxo gastroesofágico. Procure um gastroenterologista caso perceba esses sintomas para tratar o refluxoLembre-se que também é possível realizar terapia fonoaudiológica para melhorar a expressão vocal antes da instalação de algum problema sério. É possível melhorar a coordenação entre a respiração e a produção da voz, a projeção vocal, a ressonância e outras características de acordo com a demanda pessoal.
Perguntas similares